terça-feira, janeiro 02, 2007

Viagem a Setúbal (Parte III)

Não efectuámos mais paragens pelo caminho até chegarmos a Setúbal. O pôr-do-sol coincidiu com a travessia da Ponte Vasco da Gama. Ainda conseguímos tirar algumas fotografias (em andamento), à planície onde corre o Tejo.

Fizemos o check-in e partimos à descoberta da cidade de Setúbal. É uma típica metrópole, com os seus problemas de planeamento urbanístico, o caos do trânsito, a poluição, etc. Mas também é tocada pelo seu rico património histórico e por importantes obras de requalificação urbana, das quais destaco a fonte luminosa dos golfinhos (uma alusão à colónia destes mamíferos aquáticos que teima em viver nas águas poluídas do rio Sado), na Avenida Luisa Todi (cantora lírica de renome mundial, nascida em Setúbal e que viveu entre 1753 e 1833).

É também ao longo desta Avenida que podemos encontrar a maior parte das atracções turísticas da cidade de Setúbal: a estátua de Bocage (também nascido em Setúbal), a Igreja de S. Julião, etc. e os restaurantes melhor referenciados. Optámos pelo "O Novo 10", onde comemos uma "Açorda de Marisco" e "Bacalhau na Brasa". Tudo foi bem servido, o que justifica a quantidade de pessoas que o escolheram para jantar.

O estaleiro naval e a Portucel dominam parte da paisagem. Setúbal é sem dúvida uma terra de contrastes: parque natural, indústria e metrópole.


Uma vista nocturna sobre o estaleiro...


A Serra da Arrábida aparece majestosa como parte integrante desta moldura iluminada pelos últimos raios de sol.


No dia seguinte, partiríamos à descoberta de belezas naturais. No nosso roteiro figuravam a Serra da Arrábida, o Cabo Espichel, Sesimbra e mais que o leitor brevemente descobrirá.

1 comentário:

Filipe Silva disse...

Fico contente de teres passado um bom tempo na tua viagem a Setúbal.
Bem a mereceste!!
Espero a continuação do "diário de viagem"!

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...