quinta-feira, janeiro 04, 2007

E o improvável aconteceu...

Bem... isto não é propriamente um Blog Update, mas anda lá perto.

Finalmente tive tempo de criar uma página pessoal, há muito tempo adiada. Faz lembrar aquela célebre máxima: "Em casa de ferreiro, espeto de pau". Convertida para a minha situação: "Em casa de Web Designer, a sua (do Web Designer) página pessoal é o ítem com prioridade mais baixa".

Se quiser visitar este meu novo espaço na Web, dê um salto a http://www.fe.up.pt/~vitor/.

É evidente que este Blog continuará a ser o local priveligiado para a divulgação de novos conteúdos. A página pessoal terá um carácter mais oficial, disponibilizando o meu curriculum vitae actualizado.


A fotografia da página principal foi tirada em frente a uma formação rochosa do Cabo Espichel.

E agora, permitam-me deixar aqui algumas considerações técnicas. Leia-se: se não for um tecnomaníaco, pode passar para a leitura do próximo post.

Como podem reparar, tive a preocupação de tornar a minha página pessoal up-to-date com os standards mais actuais da World Wide Web. Nomeadamente, XHTML 1.0 Strict para o código fonte, Cascading Stile Sheets Level 2 para a formatação do documento e o nível AAA (o máximo) em conformidade com as Web Content Accessibility Guidelines 1.0. Relativamente a este último ponto, testei as minhas páginas no Watchfire WebXACT e no Web@x (O índice Web@x resulta da utilização do algoritmo de análise de Acessibilidade Web, eXaminator), onde obtive uma pontuação de 9.8 (em 10). Ainda no que toca a acessibilidade e usabilidade, acrescentei alguns melhoramentos para browsers de texto (que não aparecem na versão gráfica), utilizei access keys para cada um dos ítens do menu principal, relacionei as páginas entre si utilizando uma estrutura de previous e next especificadas na tag LINK e dotei cada uma das páginas com meta informação relativamente à língua utilizada, nome do autor, descrição do seu conteúdo e palavras-chave. O layout foi feito sem recorrer a tabelas e todo e qualquer atributo de formatação vem especificado na CSS e não no código. Já me acusaram de ser muito perfeccionista, mas nunca poderia exigir aos outros aquilo que eu próprio não praticasse!

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...