Ao virar uma curva, sou surpreendido por um monumento... só tive tempo de dizer "Uou!". A A. M. disse: "É o Mosteiro da Batalha"!
O Convento de Santa Maria da Vitória (também conhecido como Mosteiro da Batalha), situa-se na Batalha, Portugal e foi mandado edificar por D. João I, como agradecimento do auxílio divino e celebração da vitória na Batalha de Aljubarrota. Em 1388 já ali viviam os primeiros Dominicanos.
"Temos de parar aqui"! - disse eu. Estacionámos o carro nesta pequena vila, onde a macrocefalia é de certeza o Convento de Santa Maria da Vitória... porque pouco mais há para além deste.
A primeira coisa em que se repara, é na estátua equestre de D. Nuno Álvares Pereira.
O Convento é simplesmente impressionante. O seu traçado combina vários estilos: gótico, manuelino e revivalista (neo-gótico).
No seu interior, visitámos a Capela do Fundador, onde se encontram sepultados D. João I e D. Filipa de Lencastre, num túmulo que ocupa a parte central da capela. À sua volta, também se encontram sepultados em nichos nas paredes: o regente D. Pedro e D. Isabel de Aragão, sua mulher; D. Henrique, o Navegador; D. João; D. Fernando, o Infante Santo; D. Afonso V, D. João II e Infante D. Afonso. Os vitrais são simplesmente magníficos. Têm, na sua decoração, motivos heráldicos.
O Interior do convento é dominado pelo seu traçado esguio e vertical. Faz-nos sentir verdadeiramente a magestuosidade do local.
Sem dúvida alguma, uma visita que recomendo.
Tudo isto auspiciava um fim-de-semana em pleno... se a viagem já nos tinha dado tanto de bom!
1 comentário:
Recentemente também lá estive (em Setembro).
Gostei especialmente do jardim e arquitectura em volta dos clautros.
O ritual da mudança da guarda no Túmulo do Soldado Desconhecido é também uma coisa a ver (para quem nunca viu esse tipo de coisas...os estrangeiros tiram muitas fotografias :-)) se bem que a sala onde tal se encontre seja muito simples (somente com uns 3 pormenores de arquitectura muito notáveis).
Para quem gosta de arquitectura medieval é um monumento a ver. E já agora a visita ás capelas imperfeitas (do lado de fora) é também aconselhável.
Enviar um comentário