quarta-feira, maio 31, 2006

Educação: Pais a avaliarem Professores

Excelente ideia!
E para quem viu a reportagem de ontem à noite na RTP sobre os comportamentos irracionais de certos e determinados alunos na sala de aula, deixo outra ideia: Professores a avaliarem os Encarregados de Educação dos seus alunos.
Porque, ao que parece, cada vez mais a família tenta alhear-se da formação como seres humanos dos jovens, delegando essa função na Escola. Está mal! Está muito mal! Caminhamos a passos largos para uma sociedade sem valores, sem moral, em que o professor é encarado como uma criatura de quinta categoria à qual não se deve sequer o mais elementar respeito.
As gerações verdadeiramente rasca estão a despontar no horizonte e o panorama não tende a melhorar se nada for feito.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aplaudido!

Vi parte da reportagem e concordo plenamente que os pais sejam avaliados pelos professores!

Cada vez mais vemos os putos a entrar na faculdade com os carros topo de gama e o último grito da moda em roupa que apenas tentam cobrir lacunas de uma educação ausente.
Cada vez mais os pais desculpam os filhos e descarregam as culpas nos professores quando nunca deram um "estalo educativo" que fosse nem nunca corrigiram os comportamentos animalescos e incorrectos dos mesmos.
A cada geração que entra na faculdade num novo ano se vê o comportamento a piorar e a educação a desaparecer.

Se calhar, considerando a ausencia dos pais, os professores precisavam era de poder ter mão pesada com os alunos (literalmente) sem que para isso a sua carreira estivesse em jogo.
Este último passo do governo é a maior estupidez que se pode fazer.

Um abraço, Luís

Vítor Carvalho disse...

Caro Luís, obrigado pelos comentários...
No fim-de-semana passado pude também assistir à entrevista que a Ministra da Educação deu ao programa "Diga lá, Excelência" n'A Dois. Ficou a sensação (mais uma vez) de que a Ministra espera tudo dos professores: dedicação, cooperação, trabalho em grupo, motivação, etc. Até se gabou do dinheiro crescente que tem investido na Educação. O que é certo, é que pouco ou nada foi feito em prol dos professores. É preciso não esquecer que a escola é um vector de duas componentes: alunos e professores. Uns não existem sem os outros. A segunda componente tem sido constantemente desprezada. Em breve, publicarei um artigo de opinião desenvolvendo esta ideia.

Anónimo disse...

Não sei bem porque, mas concordo com cada palavra que aqui anda.
Será que a ministra é incompetente? Na, nem pensar. P isso era preciso que alguem soubesse o que ela lá anda a fazer. Nem ela sabe. Venha daí a inspecção.. Eu dou aulas na FEUP (cof cof)...

Acho q estamos no mesmo barco colega, e isto cada vez abana mais..

Ja alguma vez alguem explodiu com um ministerio? e c uma ministra?

Um grande abraço!!

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...