terça-feira, maio 23, 2006

Linhas de força

Sobre o que hei-de escrever? Bem... vai sobre isto.
Quem está familiarizado com a fotografia (e com pintura... e com arte em geral) sabe o quão importante é o equilíbrio. Pensando melhor, o equilíbrio é importante em várias outras áreas. Um rosto equilibrado é um rosto bonito (Beauty Check). Uma fotografia equilibrada tem meio caminho andado para ser uma boa fotografia.
Tomemos como exemplo (e perdoem-me a imodéstia) as duas primeiras fotografias do meu blog:
A primeira (a das árvores) tem um equilíbrio bastante simples: simetria ao longo de uma linha vertical situada a metade da largura. A linha do horizonte está precisamente a meio da altura, o que também contribui para o equilíbrio. Devido a estes dois argumentos, o pólo de atracção da fotografia situa-se precisamente no seu centro geométrico. E ainda por cima, é mais claro que tudo o que está em sua volta. A estrada de terra batida também chama a atenção para esse pólo de atracção. É aquilo que no desenho se designa de um "ponto de fuga", em que as linhas de força vão todas convergir.
A segunda (a da flor) tem um equilíbrio mais complexo, no entanto, considero que também seja uma fotografia equilibrada. A flor posiciona-se sensivelmente a meio da altura e a um terço da largura a contar do lado direito. Se está equilibrada na vertical, o que faz equilibrar a fotografia na horizontal? A resposta é: o jogo de cores e de luzes. Para a esquerda da flor temos quase exclusivamente castanhos escuros (e progressivamente mais escuros do centro para a esquerda). Para a direita da flor, temos os tons verdes e os castanhos mais claros (e progressivamente mais claros do centro para a direita). A grande mancha escura esquerda é balançada pelos tons claros da rosa e da folhagem... e a proporção certa para este equilíbrio parece ser 2/3 para os tons escuros e 1/3 para os tons claros. Ainda se conseguem inferir duas diagonais nesta fotografia: uma do canto superior esquerdo para o canto inferior direito e outra do canto superior direito para o canto inferior esquerdo.
O equilíbrio, de facto, é uma questão muito complexa...

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...