sexta-feira, junho 09, 2006

A Selecção de Todos Nós

O Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol, o Mundial de Futebol.

É esta a programação que temos nas televisões.

Nestas alturas, não existem notícias sobre o país nem sobre o mundo, porque os telejornais passam a maior parte do tempo preocupados com a Selecção Portuguesa. Quer até parecer que os jornalistas estão à espera destes eventos para se esquecerem de tudo o resto e concentrarem-se apenas num assunto... sempre deve dar menos trabalho.

Bem - podem dizer alguns -, mas de facto a Selecção Portuguesa é uma notícia importante! E eu respondo: meus amigos, o Mundial ainda não começou! Ontem, cerca de 5 minutos do Jornal da SIC foram perdidos com as preferências musicais do Ricardo... um assunto de extrema importância para o país. Principalmente quando estão em jogo bastantes interesses comerciais.

Bem - podem dizer alguns-, mas isto é importante para a imagem dos portugueses! E eu respondo: a imagem que passamos é que somos taradinhos pela bola e temos laivos de Nacionalismo colocando bandeiras penduradas do lado de fora das casas de dois em dois anos (para não falar de um senhor que colocou na cabeça meio garrafão de vinho, em jeito de chapéu, com as cores nacionais pintadas). Dá vontade de responder com uma frase que por aí li: "se querem ser nacionalistas, paguem os vossos impostos" e não sejam corruptos.

Geralmente os únicos jogos de futebol que vejo são da Selecção Nacional, mas como o país fica virado do avesso nestas ocasiões, quase dá vontade que a Seleccão venha embora mais cedo... pelo menos passa a existir vida fora da Selecção e fora dos gostos musicais do Ricardo.

2 comentários:

Gimli disse...

O futebol é um motor capaz de melhorar a moral nacional ou proporcionalmente a baixar, conforme os resultados. E apesar de eu achar que começa a ser exagerado a cobertura que se dá a tudo, chegando ao ridiculo de falar nos gostos musicais dos jogadores, ainda assim prefiro meia hora de selecção nacional, do que uma hora de acidentes e catástrofes no estrangeiro. Por muito pouca importância que o futebol tenha, afecta-me muito mais directamente do que o não sei das quantas no estrangeiro ter sido morto por acidente pelas tropas de um qualquer país aleatório(apesar de ser sempre o mesmo), ou a terra ter tremido não sei muito bem aonde desta vez. Pode até na generalidade ser mais importante...mas já farta. As notícias não teem que ser sempre negativas, e a televisao portuguesa quase faz acreditar que sim.

Vítor Carvalho disse...

Essa é outra problemática... mas claro que não se pode esperar muito de jornalistas que enchem todo e qualquer espaço dos telejornais com a selecção. Quando não há selecção, transmitem aquilo que teoricamente tem mais audiências: as catástrofes e a desgraça alheia. Isto levar-nos ia para conversas ligadas também à condição humana. Bem... é a informação que temos... ou que, se calhar, o país merece ter...

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...