terça-feira, novembro 07, 2006

Gil Eannes

Outra incursão à capital do minho e, desta feita, para visitar o porto de mar e o centro histórico da cidade.

Ancorado no porto de mar, estava o imponente Gil Eannes (um antigo navio hospital), agora convertido em museu.


Eis o que se diz sobre este navio:

"O Navio Hospital Gil Eannes, foi projectado e construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955. É nesse ano que tem início a sua missão de assistência médica aos pescadores de toda a frota bacalhoeira portuguesa e de outros países, nos mares da Terra Nova e Gronelândia. No entanto, este navio não desempenhou unicamente a função de hospital, também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos e garantiu abastecimento de mantimentos, redes, material de pesca, combustível, água e isco aos barcos da pesca do bacalhau. A partir de 1963 sofre alterações na sua missão e passa a fazer viagens de comércio como navio frigorífico e de passageiros entre as campanhas de pesca, efectuando a sua última viagem à Terra Nova em 1973, ano que também fez uma viagem diplomática ao Brasil como embaixador de Portugal. Após aquela data, o Gil deixa de "ser útil" e vai sendo empurrado, de cais do porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997. Perante este inglorioso destino do emblemático navio-hospital, a comunidade vianense é mobilizada para o trazer à terra onde nascera, resgatando-o à sucata para ser exposto no porto de mar de Viana do Castelo como memória do passado marítimo da cidade. Hoje é propriedade da Fundação Gil Eannes que reúne várias entidades vianenses. Encontra-se aberto ao público desde Agosto de 1998. Características principais: Comprimento: 98,45 m/Largura máxima: 13,7 m."

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu também ando a querer ir a Viana à "séculos". Não sei se sabem que este navio também é Pousada da Juventude (e não só para quem tem cartão jovem!!!). Pode-se ler em http://www.pousadasjuventude.pt/edicoes1/pousadas/artigos.asp?rev=1&cat=24&art=219, entre outras coisas, “Uma Pousada de Juventude flutuante? Pois é, o navio Gil Eannes que está ancorado na antiga doca do porto de mar em Viana do Castelo, acabou de ser transformado numa esplêndida Pousada de Juventude. O ex-libris da cidade que foi, durante muitos anos, navio-hospital dos pescadores de bacalhau, dispõe agora de 57 camas e uma sala de convívio.”

Até breve (talvez...)
Rmr

Vítor Carvalho disse...

Por acaso, também notei que servia de Pousada da Juventude! Deve ser uma experiência fenomenal: dormir dentro de um barco! Há muito tempo que não durmo embalado! :) Será que ainda sou jovem? ;)

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...