quarta-feira, novembro 05, 2008

E esta, hein?

Seria a frase que provavelmente o nosso saudoso Fernando Pessa proferiria ante a vitória do democrata Barack Obama na eleição para presidente dos Estados Unidos da América.


Eu próprio estava bastante reticente em relação à vitória de Obama, porque recordava-me do que tinha acontecido com Al Gore. Nem sempre os melhores ganham. Mas desta vez foi diferente!

Eis as primeiras palavras do discurso da vitória proferido por Obama:

Olá, Chicago.
Se há por aí alguém que ainda duvida que a América é um sítio onde todas as coisas são possíveis, que ainda pergunta se os sonhos dos nossos fundadores estão vivos nos tempos que correm, que ainda se interroga sobre o poder da nossa democracia, a noite de hoje é a vossa resposta. (*)

Eu cheguei a duvidar. Hoje, perante as evidências, não posso mais duvidar. Espero agora que Obama corresponda às minhas espectativas, porque, para o bem e para o mal, o destino da América está indiscutivelmente ligado ao destino do resto do mundo.

Mais um excerto do discurso que me marcou:

Àqueles que pretendem destroçar o mundo: Nós iremos vencer-vos. Àqueles que procuram paz e segurança: Nós apoiamo-vos. E para todos aqueles que questionavam se o farol da América ainda arde com a mesma intensidade: Esta noite nós provámos mais uma vez que a verdadeira força da nossa nação não vem da potência das nossas armas ou de quanto somos ricos, mas antes do poder inabalável dos nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e esperança sem limites. (*)

Parabéns a Obama pela vitória e parabéns ao povo americano por ainda acreditar no american dream.

(*) Os excertos do discurso foram traduzidos por mim a partir da transcrição disponível em: CNN - Transcript: 'This is your victory,' says Obama

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...