terça-feira, setembro 16, 2008

Mas que 12º Ano?

Excerto de uma notícia da TSF:

O Presidente da República defendeu, esta segunda-feira, durante a cerimónia de inauguração das obras de modernização realizadas na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano.

«É preciso mobilizar todos, unir todos em torno de uma grande ambição, de uma meta para o futuro, que estou convencido que irá ser definida não daqui a muito tempo: 12 anos de escolaridade», disse.

Para Cavaco Silva, o aumento dos níveis de escolarização em Portugal «é fundamental para o desenvolvimento e progresso do país».

«Sabemos muito bem que sem isso não é fácil aumentar o progresso no nosso país, nem a melhoria das condições de vida da nossa população», considerou, lembrando que os salários dos trabalhadores que concluíram o ensino secundário são «significativamente mais elevados» dos daqueles que apenas completaram o ensino básico.

Ao lado da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, o Chefe de Estado salientou que a Educação deve ser «o grande desígnio nacional que a todos deve unir e mobiliza», nomeadamente os órgãos de soberania, forças políticas e comunidades locais.

Também a ministra da Educação tinha afirmado, sexta-feira em Gaia, que poderá ser desnecessário alargar a escolaridade obrigatória para 12 anos, como estava previsto no programa do Governo.

«Se as condições forem tão boas, se a resposta das escolas for tão boa como está a ser, provavelmente nem será necessário tornar obrigatório o 12º ano», disse Maria de Lurdes Rodrigues, à margem da comemoração do "Dia do Diploma", na escola secundária Almeida Garrett, em Gaia.


A questão que se coloca e à sombra do que tem vindo a ser nos últimos tempos a política de facilitismo na educação, não se trata de saber se queremos a escolaridade obrigatória até ao 12º ano! Trata-se de saber que escolaridade obrigatória queremos ter até ao 12º ano!

Com a actual política de facilitismo na educação podemos estar a melhorar as estatísticas... mas podemos também estar a comprometer uma geração inteira.

As opiniões vinculadas através de posts com o label "Teoria da Conspiração" não devem ser levados a sério. Qualquer semelhança com situações, locais ou pessoas reais é mera coincidência. Não existem provas de nada que se escreva no âmbito deste post.

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...