segunda-feira, setembro 08, 2008

Fenómeno

Ontem, enquanto fazia uma viagem de automóvel, deparei-me com um estranho fenómeno nos céus de Barcelos que nunca tinha presenciado.



Descrição: junto ao sol do fim de tarde, uma nuvem rarefeita emitia um brilho intenso juntamente com um pedaço de arco-íris.

Estado de tempo: o céu apresentava-se quase limpo.

A minha explicação: esta minha mania de querer explicar as coisas... bem... aparentemente, duas coisas contribuíram para este fenómeno: a núvem apresentava-se tão rarefeita que as gotículas de água em suspensão faziam o efeito que um arco-íris faz num dia de chuva miudinha em que também há sol; a nuvem deveria ter o aspecto de uma cortina orientada de tal forma com os raios solares que provocaram esta visão inesperada. O fenómeno pôde ser observado de vários ângulos e durante um extenso período de tempo.

Fiquei com pena de não ter ali à mão a minha máquina fotográfica digital para tirar uma foto com maior resolução.

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...