quarta-feira, setembro 24, 2008

Jornada de Protesto da DECO

A DECO achou por bem fazer uma Jornada de Protesto contra os preços dos combustíveis no próximo dia 27 de Setembro de 2008 (Sábado), propondo um boicote à compra de combustíveis nesse dia. Nesta semana, e depois do anúncio da DECO e das pressões do governo, os preços têm descido de forma relativamente significativa.

É evidente que os consumidores ao não abastecerem no próximo sábado, abastecerão de certeza antes (talvez motivados pela descida dos preços nas principais gasolineiras - com papas e bolos se enganam os tolos... cuidado!) ou depois, revelando-se praticamente indiferente para as gasolineiras este protesto. Por isso, eu iria um passo mais além: se tiverem de abastecer o carro, abasteçam-no noutros postos que não os de marca. Nesses, os preços dos combustíveis são ainda mais baratos.

Esta descida significativa na gasolina e gasóleo vem provar ainda mais a tese de que os preços dos combustíveis são mantidos artificialmente altos, contra tudo o que são regras de mercado (lei da oferta e da procura, por exemplo), num claro oligopólio entre as gasolineiras. Se estas não cumprem as leis do mercado, cabe aos consumidores aplicar a devida penalização, comprando sempre os combustíveis nos locais em que este é vendido mais barato.

Esta é uma boa causa para se lutar e todos juntos podemos certamente fazer mudar muita coisa.

Sem comentários:

Festival Eurovisão da Canção 2018

Como é tradição, aqui vai a minha apreciação do Festival da Eurovisão deste ano. E o vencedor é... ...novamente Salvador Sobral! Sim. ...