quarta-feira, janeiro 16, 2008

A Irmandade dos Fumadores

Eis o sinal dos tempos... e como uma lei aparentemente inócua e bem intencionada acaba por ter repercussão noutra vertente.

Não sei se repararam, mas os fumadores começaram a ganhar o hábito de fumar em grupo. Mais do que dantes. Uma espécie de "unidos na adversidade", já que a lei os proíbe de fumarem nos locais habituais. Vai daí, à entrada dos edifícios, aí os vemos, todos juntos, a sorverem uma das doses de nicotina diária.

E cutucam-se mutuamente durante o trabalho: "vamos fumar um cigarro?" - muito semelhante ao síndrome do WC para as mulheres: "vens comigo ao WC?". E lá vão eles para conversar, trocar impressões, pensar em conjunto, fazer brainstorm de ideias, gozar de uns momentos de introspecção acompanhada, ao mesmo tempo que se admiram as núvens de fumo em remoínho e os dotes de alguns em fazerem argolas com esse mesmo fumo.

Falo nisto por quê? Parece-me óbvio que é por causa da inveja que sinto. Eles acabaram por formar uma espécie de irmandade, uma espécie de sociedade paralela que brevemente terá o seu próprio código de conduta, estatutos e ritos iniciáticos. Quase uma sociedade secreta! E isto cheira a aventura (e a tabaco)! Pessoas que dantes nem um olhar trocavam, agora dão-se como verdadeiros amigos. E isto porque agora enfrentam juntos a exclusão que a sociedade, dita normal, lhes impôs.

Sou um fumador frustrado... nunca consegui ficar viciado:


  • Fumei alguns Marlboro, SG e Camel Light - Aqueles que eu tolerava melhor.

  • Fumei alguns Marlboro normais - Eram muito fortes e faziam tudo andar à roda... iuhu!

  • Fumei algumas cigarrilhas - Iáaa... meu! Tásse beeeem, excepto este gosto estranho na boca.

  • Fumei alguns charutos - O gosto estranho na boca mantém-se de um dia para o outro. Verdadeiramente not my type.

  • Fumei alguns cachimbos - Adoro o cheiro disto... mas penso que são os outros que ficam com o melhor de eu fumar cachimbo... o gosto não é assim tão bom.

Como também ouvi dizer que fumar não faz muito bem à saúde e tal, gostava que nós, os não fumadores, pegássemos no melhor da Irmandade dos Fumadores, que é a própria irmandade e fizéssemos os nossos grupinhos de não fumadores para conversar, trocar impressões, pensar em conjunto, fazer brainstorm de ideias e gozar de uns momentos de introspecção acompanhada. Se nos faltar uma desculpa para tal, que sejam cigarros de chocolate, por exemplo!



As opiniões vinculadas através de posts com o label "Teoria da Conspiração" não devem ser levados a sério. Qualquer semelhança com situações, locais ou pessoas reais é mera coincidência. Não existem provas de nada que se escreva no âmbito deste post.

4 comentários:

Filipe Silva disse...

Concordo!
"Vamos tomar ar?"

Anónimo disse...

SOU FUMADOR INCORRIGÍVEL (3/4 Maços/dia). Mas sou contra o tabaco...
Estou preocupado com FUNDAMENTALISMOS e RADICALISMOS.
Lembro-me do escrito na História na década de 1930- "Mein Kemft" de Adolfo Hitler. Naquela altura os Judeus eram o mal da sociedade. Actualmente para os radicalistas e fundamentalistas ditos Islâmicos o "MAL" vem do Ocidente.

PORTUGUESES:
Oxalá que não obriguem os fumadores a andar com etiqueta na lapela (como os judeus) e que na porta de sua casa não coloquem um símbolo qualquer.

Olhem a DEMOCRACIA e a LIBERDADE deste país!

Naturalmente que os não fumadores têm o direito ao seu espaço livre de fumo. Mas fumadores são cerca de 2,5 milhões.

PENSEM A SÉRIO NESTA QUESTÃO! ESTA LEI PODERÁ INDICIAR ALGO MUITO PIOR (até para os não fumadores)!

E umas pequenas contas para os Hipócritas deste País:
Durante o ano fumo 1360 maços de tabaco e liberto 12,24 gramas de Monóxido de Carbono para a atmosfera.
E OS AUTOMÓVEIS QUANTO LIBERTAM PARA A ATMOSFERA??? DE MONÓXIDO E DE DIÓXIDO DE CARBONO? E O EFEITO DE ESTUFA???
"PORQUE NON TE CALLAS NON FUMADOR! PORQUE NON TE CALLAS LEGISLADOR! PORQUE NON TE CALLAS PROPRIETARIO DE COCHE?"
Aos Não Fumadores, Legisladores, Governantes, Médicos , Fiscalizadores e Cidadãos Hipócritas: 20 cigarros meus são MENOS Nocivos para voçês que 20 litros do V/ combustível queimado nos V/ carros.
VOCÊS ALÉM DE ME PREJUDICAREM ESTÃO A PREJUDICAR A SOCIEDADE E O NOSSO PLANETA!

IronMan disse...

E quê? Alguem alinha num cigarrinho. Este post deu-me uma traça...

A proposito, sabiam que o tabaco tambem salva vidas?
É verdade!
Grande parte do pessoal que se safou no ataque ao World Trade Center, estava cá fora, no R/C, a fumar um cigarrito! Eram cerca das 9:00am.

É por isso que eu fumo sempre um enquanto dou a volta às instalações da empresa quando chego... Não vá os Polibans lembrarem-se de fazer outra igual.

A proposito... Será que os fumadores fazem parte da Al-Quaeda?
Criminosos já são...
Vendo bem as coisas, e com as ameaças de terrorismo que houve esta semana...
Já não digo nada.
Alias isto ate tem aspecto de cruzada contra os infieis...

É pá!!

Borboleta disse...

a solidariedade de ocasião, é uma coisa fantástica, de facto :) mas ao contrário do que escreves, não só de agora. talvez se note mais agora, uma vez que ser fumador actualmente é quase igual a usar um colete-reflector o dia todo, mas a generalidade dos fumadores sempre se comportou como membro de uma pequena-grande irmandade, unida no prazer do fumo. qual é o fumador que nunca deu um cigarro a um desconhecido ou nunca cravou? :D e destas coisas só percebe quem fuma (ou fumou!)

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...