quarta-feira, maio 23, 2012

Princípios Essenciais do Design de Interação: (5/5) - Retorno

Transmita aos utilizadores a aceitação de uma interação e proporcione informação sobre:
  • Localização
  • Estado ou progresso
  • Eventos futuros ou possibilidades
  • Completude ou fecho.
É importante que isto se faça sem interromper a experiência ou as ações do utilizador. O retorno deve complementar a experiência e não complicá-la.

Cada interação deve produzir uma reação percetível e compreensível. Faça saber que os comandos dos utilizadores foram compreendidos e executados.

Devem validar-se as interações. Falhar na validação das interações pode levar a repetições desnecessárias e a possíveis erros ou enganos.

Deve-se, por exemplo, permitir fazer undo para reverter as escolhas ou corrigir enganos. Os enganos são escolhas incorretas mas nem sempre significam erros para o sistema em causa e, por isso, podem não ser percebidos como tal.

Adaptado de Adobe TV: Classroom: Five Essential Principles of Interaction Design.

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