sexta-feira, junho 18, 2010

Tamanhos de letra em PowerPoints

Hoje assisti por streaming a duas apresentações. Os dois oradores recorreram a PowerPoints para enfatizarem a sua mensagem e, curiosamente, os dois cometeram o mesmo erro. Colocaram demasiado texto por slide, o que se repercutiu no tamanho da letra utilizada.

Para quem assistiu via Web, a combinação da letra pequena com a resolução do vídeo traduziu-se em slides ilegíveis. A abono da verdade, quem filmou não teve o cuidado de intercalar a visualização dos slides com a imagem do orador, dando prevalência ao orador. Teria sido interessante que, sempre que fosse apresentado um novo slide, este aparecesse durante alguns segundos.

Quem planeia um PowerPoint, deve ter em atenção que este é mais um auxiliar da sua apresentação, não devendo traduzir ipsis verbis aquilo que o orador verbaliza. A apresentação em PowerPoint pode ser depois completada com documentação anexa a entregar aos espectadores (handouts).

Assim, é preferível colocar pouco texto em cada slide, sob a forma de ideias-chave que são depois desenvolvidas pelo orador. Também é importante recorrer-se a esquemas simples e facilmente legíveis que complementem as ideias expostas.

Isto tem a ver com acessibilidade e usabilidade! Os conteúdos devem ser adaptados aos media pelos quais são transmitidos. O que é válido, por exemplo, para um livro, já não o é para um ecrã de computador e vice-versa.

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...