sexta-feira, outubro 03, 2008

Adeus Multinho!

Não se faz...

25 anos (1/4 de século) a conviver com alguém e fazem-lhe isto!


Para quem não sabia... o simpático boneco verde do Multibanco chamava-se Multinho! Posso dizer que o conheço desde sempre. Hoje, quando fui a uma caixa multibanco, ele já lá não estava. Foi-se embora, e possivelmente para sempre. Fiquei com uma sensação de perda. Como se uma parte do meu mundo tivesse desabado.

E agora perguntam vocês: e quem o veio substituir? O NOVO MULTINHO!

Bem giro, não? Bastante giro até, se tiver sido desenhado por uma criancita da primária.

Se haviam dificuldades com o possível crash das bolsas mundiais, com a escalada das taxas de juro, e com o pandemónio instalado em praticamente todos os mercados financeiros, a partir de agora as coisas só podem piorar.

O bonequinho do multibanco fugiu e deixou-nos esta simpática besta cujo olhar nos transmite a profundidade de pensamento de uma lesma. Os braços no ar com que nos saúda, quase faz parecer que lhe estamos a roubar dinheiro. Talvez um sentimento recalcado por parte dos bancos, com medo que os seus clientes prefiram antes o velho colchão para guardar as suas economias ao vislumbrarem a crise na banca.

Do paleio dos criativos tira-se: "Uma das grandes motivações que tivemos foi a linguagem gráfica que criámos, de uma grande simplicidade, daquilo que também hoje a tecnologia representa. A tecnologia é simplicidade, conveniência e interactividade, e foi isso que tentámos desenvolver para a linguagem gráfica tanto da marca SIBS como da marca Multibanco".

Acho que neste caso confundiram simplicidade com infantilidade.

Tirando o boneco, notam-se algumas preocupações do ponto de vista da acessibilidade mas que, quanto a mim, não resultaram. As letras brancas sobre fundo negro produzem um maior contraste mas, por outro lado, a letra utilizada é demasiado fina. Com toda a certeza, algumas pessoas com problemas ao nível da visão terão dificuldades em ler o que está no ecrã.

4 comentários:

Anónimo disse...

puxa, quanto anacronismo. a mudança é óptima, o anterior Multinho tinha mais piada nos envelopes do banco onde aparecia mais caricaturado do que propriamente no ecrã do MB. lembra dos olhos a piscar com 1 par de quadrados pretos como glitch? este Multinho 2.0, mais clean e sofisticado, mais webfriendly, apagou esses e outros problemas como os abomináveis sapatos de duende da versão anterior.

longa vida ao Multinho ! viva o MB ! viva Portugal !

Borboleta disse...

Giro giro é ver que, na maior parte das máquinas, o Multinho antigo continua a aparecer, em todas as suas aparições de acompanhamento das operações: está marcado nos monitores! :)

Pessoalmente, concordo contigo: este Multinho é feioso! Já agora, onde (se é que) leste a defesa criativa desta coisa? gostava de espreitar!

Vítor Carvalho disse...

Respondendo a Borboleta:

Os LCD's/CRT's queimados pelo antigo multinho, farão com que seja uma espécie de assombração para o novo multinho. Acho piada à ideia!

Aqui está o link - http://www.sibs.pt/other/02102008_PR_Nova-Imagem-Multibanco.pdf

Respondendo a we heart multinho:

Ah... os sapatos de duende... precisamente o pormenor que mais gostava no multinho antigo.

Mima disse...

Ainda bem que alguém partilha da mesma opinião que eu .. o novo Multinho .. não tem vida.. parece um boneco mesmo .. o outro não .. o outro transmitia vida, era engraçado .. este é ridículo
Não me importo com o novo logótipo, não me importo com a imagem.. importo-me com o novo Multinho .. Será que há forma de irmos buscar o velho?
Petição?
MM

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...