quinta-feira, abril 17, 2008

Massamá

Hoje tive um pensamento daqueles que surgem ao calhas: "O Ricardo Araújo Pereira gosta bastante de utilizar nomes de terras do norte nas suas piadas: Mafamude, Avintes, Canidelo, Gulpilhares, Grijó, Arcozelo, Canelas, Valadares, Fiães, Ermesinde, etc.". Isto, supostamente, porque são nomes engraçados.

Também há nomes engraçados no sul, pensei eu para comigo. O primeiro que me ocorreu foi Massamá. Vai daí, inventei uma piada daquelas secas para acompanhar o nome desta terra:

"Qual é a terra onde nenhum pasteleiro ou padeiro querem trabalhar? Massamá"! Eu avisei que era seca!

P.S. - Também há outros nomes engraçados de terras do sul: Samouco, Cova da Piedade, Coina, Sarilhos (Grandes e Pequenos), Juromenha, Ciborro, Corte do Pinto, Estói, Cachopo, Espitem, Alegrete, Urra, etc.

5 comentários:

Anónimo disse...

Massamá: nome de uma zona na Guiné Bissau próximo de Galomaro; nome de uma localidade na Linha de Sintra próximo de Queluz.
Não se aborreça pela observação, nasci na Foz - Passeio Alegre em 1950 e estive na Guiné. Cumprimentos

Vítor Carvalho disse...

Não me aborreço nada com a observação! A vantagem de sermos portugueses é podermos nascer em terras com nomes engraçados! Eu próprio nasci em Paranhos e vivo em Fânzeres (às vezes)! Cumprimentos!

Borboleta disse...

bom, eu moro em Moscavide, que também não é um nome maravilhoso!

Borboleta disse...

E Baixa da Banheira, esse sítio mítico? :D

Vítor Carvalho disse...

Não me digas que é em Baixa da Banheira que existe a Venda das Raparigas! ;) Já agora, a Amadora, antigamente, era chamada de Porcalhota... Poderia ter ficado Porcalhota Amadora... Bem melhor!

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...