terça-feira, dezembro 07, 2010

Teste do Camião

É um óptimo teste para se fazer a um site Web. Foi inventado por Steve King, autor do livro "Don't Make Me Think" e faz a analogia entre a navegação na Web e ir num camião fechado, sendo largado em qualquer ponto de uma cidade desconhecida.

  • Que site é este?
    Identificar o site através do título da página, por exemplo.
  • Em que página estou eu?
    Colocar como cabeçalho de nível 1 a função da página.
  • Quais as principais secções deste site?
    Mostrar de forma bem visível as secções em que se divide o site (estrutura principal do menu de opções).
  • Quais as minhas opções a este nível?
    Navegação local dentro de uma determinada secção.
  • Em que posição relativa estou face à estrutura do site?
    Utilizar, por exemplo, um indicador do tipo "Você está aqui: Livros > Culinária"
  • Como posso procurar?
    Incluir uma caixa de pesquisa global em todas as páginas.
P. S. - O camião em LEGO foi criado por mim (ainda hoje brinco com LEGO) utilizando o programa LEGO Digital Designer disponível em: http://ldd.lego.com/download/default.aspx

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...