segunda-feira, julho 28, 2008

Randy Pausch

Nunca tinha ouvido falar deste Professor dos Estados Unidos, até que uma notícia se fez passar por todos os noticiários da TV: Randy Pausch socumbiu a um cancro no pâncreas. Informaram também que este professor da Universidade de Carnegie Mellon deu a sua última aula há quase um ano atrás para uma plateia de cerca de 400 pessoas.

Fiquei curioso e encontrei o video dessa aula no YouTube.

Quem tiver perto de uma hora e um quarto do seu tempo para dispender, pode aprender bastantes coisas nesta última aula de Randy Pausch. A principal é: o que é que realmente interessa nesta vida?

Ninguém sabe a hora da sua morte, mas Randy Pausch sabia que tinha um cancro incurável no pâncreas e poucos meses para viver. A sua "oportunidade" de olhar para a vida com outros olhos fê-lo estabelecer prioridades e pensar se os seus sonhos de criança tinham sido atingidos ou não.

Trata-se no fundo de uma lição de vida para todos nós e em especial para os seus três filhos.

Existe uma frase sobejamente conhecida que se aplica a este caso: "Faz planos para a tua vida como se fosses eterno e vive cada dia como se fosse o último". Eu prefiro acreditar que é no balanço entre a eternidade e a finitude que devemos conduzir a vida.

Outro ponto interessante é que, embora Randy Pausch seja ateu, o seu discurso cai inevitavelmente naquilo que foi apologia de grandes profetas como Jesus Cristo, Buda, etc. Talvez a visão da morte abra o coração dos homens.

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...