quinta-feira, setembro 18, 2008

Efeito Stock

O que é o efeito Stock? Convém ler primeiro este documento:


Alguns números na página 10 deste documento:

Efeito Stock20072008
Primeiro Trimestre142403
Segundo Trimestre128320
TOTAIS270723
milhões de euros

Na mesma página ainda pode ler-se:

O resultado operacional em IFRS do primeiro semestre de 2008 foi de €725 milhões, ou seja, 40,2% superior ao de igual período de 2007. Em termos ajustados, excluindo o efeito stock e os eventos não recorrentes, o resultado operacional foi de €316 milhões, ou seja, uma diminuição de 16,5% em comparação com o primeiro semestre de 2007.

O IFRS é o International Financial Reporting Standard, ou seja um padrão de contabilidade que as empresas portuguesas têm de seguir.

Agora, vamos à definição de Efeito de Stock: o petróleo utilizado na refinação dos combustíveis é adquirido 2 a 2,5 meses antes mas o preço do combustível à saída das refinarias reflecte o preço do barril de petróleo registado uma semana antes (pelo que dizem). Ora esta diferença entre o preço de aquisição e o preço de venda é o denominado efeito de stock.

Denota-se a preocupação em transmitir a ideia de que existe uma diminuição dos resultados operacionais e, desta forma, que a empresa acompanha a crise do mercado. Esquecem-se é que por trás da areia que nos atiram para os olhos, ainda se consegue perceber que a escalada dos preços do petróleo rendeu à Galp no primeiro trimestre de 2008 a módica quantia de 723 milhões de euros, ou seja, mais 453 milhões de euros, ou seja, cerca de 58 euros por segundo a mais do que no primeiro trimestre de 2007.

Não há dúvidas que as empresas petrolíferas usam uma fórmula diferente para o cálculo do preço dos combustíveis quando o petróleo está a subir e quando o petróleo está a descer. Tudo no sentido de maximizar os lucros, como não podia deixar de ser, como bons gestores que são. Mas aqui entramos num domínio diferente, talvez desconhecido para alguns: o da ética. Será ético mostrar estes resultados a um país que atravessa uma crise económica? Não me parece.

Por parte do governo, assistimos a um contracenso: um relatório recente demonstrou (?) que tudo estava bem com o preço dos combustíveis e agora vem um ministro dizer que seria bom que os combustíveis baixassem para acompanhar o preço do petróleo. Em que ficamos?

Vemo-nos por aí... mas não em postos de combustível que obtêm lucros astronómicos à custa de um país que definha.

As opiniões vinculadas através de posts com o label "Teoria da Conspiração" não devem ser levados a sério. Qualquer semelhança com situações, locais ou pessoas reais é mera coincidência. Não existem provas de nada que se escreva no âmbito deste post.

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...