A política é um terreno verdadeiramente pantanoso. Tem os seus encantos, é verdade. Pode ser útil em prol de um país se for bem feita, é verdade. Contudo, a maior parte das vezes é mal feita por maus políticos. Uma das características dos maus políticos é a cara de pau com que fazem determinado tipo de afirmações.
Ouvir as recentes afirmações de José Sócrates e de Maria de Lurdes Rodrigues acerca do diálogo não conseguido com os Professores, batendo no peito e dizendo "mea culpa" soou a (e foi mesmo) propaganda eleitoralista.
Uma classe quase inteira (cento e tal mil de cento e quarenta mil) professores esteve na rua a manifestar-se contra as leis do governo. Nessa altura, José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues não quiseram dialogar. Entretanto perderam as eleições europeias e estamos perto das eleições legislativas. Sócrates fez bem as contas e sabe que cento e tal mil votos poderão ser preciosos. Por isso, há que tentar apanhar alguns tolos com papas e bolos, retratando-se e abrindo vagas para mil professores do ensino especial.
Será que é suficiente para os professores se esquecerem de tudo o que este governo fez de errado? Será que é suficiente para esquecer que só se abriram 400 vagas para os quadros no último concurso de professores deixando de fora 15.000 professores com contratos precários de trabalho, ganhando menos do que merecem pelo menos durante mais quatro anos? Será que é suficiente para apagar a ideia de um governo autista que não ouve os seus parceiros e em que todas as opiniões são de descartar quando não são a favor do governo?
O dia das eleições legislativas provará se os portugueses (incluindo os professores) têm ou não fraca memória e se são tolos ao ponto de se deixarem enganar por papas e bolos, mesmo que estes cheirem a pântano.
Hoje, em notícia de última hora, soube-se da demissão em bloco dos directores de informação da TVI. Pouco depois de Sócrates ter proferido que o Jornal de Sexta-Feira da TVI era um ataque pessoal a si, o Director da TVI foi afastado do cargo. Hoje a direcção da TVI decidiu acabar com o Jornal de Sexta-Feira da TVI, motivando a direcção de informação a tomar aquela medida. Mais do tal pântano.
Um blog de Vítor Carvalho.
Algumas reflexões sobre acessibilidade, usabilidade e design para a Web, ideias, desabafos, viagens, humor, crítica e fotografias...
quinta-feira, setembro 03, 2009
terça-feira, agosto 25, 2009
Escrita para a Web
Embora o último Alertbox de Jakob Nielsen focalize-se nas mensagens para o Twitter, existem alguns ensinamentos que se aplicam à escrita para a Web:
- As mensagens devem começar com palavras informativas: os utilizadores tendem a ler apenas as primeiras palavras de cada frase quando percorrem um texto em busca de secções com interesse. É necessário que o início de cada frase seja bem escolhido.
- É um erro comum pensar que só os designs gráficos mais complexos contam como design de interacção e mereçam, por isso, estudos de usabilidade. Os URLs e os Emails contribuem fortemente para a experiência Web dos utilizadores e como tal deverão ser alvo de uma atenção especial. De facto, quanto mais curto for um texto, maior é a necessidade de aplicar parâmetros de usabilidade.
- Quando comparado com as Newsletters por Email, as Newsletter pelo Twitter têm um fim mais imediato (10 vezes mais imediato). Quando saem fora do primeiro ecrã, deixam virtualmente de existir. Quando se vêem as estatísticas das Newsletters pelo Twitter, observa-se que existem bastantes cliques nos primeiros minutos e, de seguida, quase nenhuns. As Newsletters por Email continuam a receber cliques durante dias, à medida que as pessoas vão percorrendo a sua mailbox (Existe geralmente a preocupação em ler todos os cabeçalhos dos emails para ver se estes interessam ou não).
- Jakob Nielsen acredita que a melhor hora para divulgar um Tweet é às 9:01 am (Fremont, Califórnia - UTC/GMT -8 horas), uma vez que percorre o horário de trabalho desde a Califórnia até ao Reino Unido. Colocar um minuto depois das nove em ponto faz com que a mensagem apareça à frente de outras mensagens deixadas por utilizadores que configuram o seu software para libertar mensagens às nove em ponto (pelo menos até que esses utilizadores leiam esta dica).
sexta-feira, julho 24, 2009
terça-feira, julho 21, 2009
Acessibilidade e Usabilidade Web
A partir de hoje, este Blog vai conter uma vertente mais técnica sobre "Acessibilidade e Usabilidade Web", uma das áreas pelas quais me interesso. Seguirei de perto os posts de Jakob Nielsen no seu site useit.com, traduzindo-os, adaptando-os e fazendo os meus comentários pessoais.
Assim sendo, do vosso lado direito, logo a seguir ao meu perfil e à mensagem de copyright, poderão encontrar um índice onde será fácil navegar pela parte técnica, pessoal ou por tudo. A escolha é vossa!
Assim sendo, do vosso lado direito, logo a seguir ao meu perfil e à mensagem de copyright, poderão encontrar um índice onde será fácil navegar pela parte técnica, pessoal ou por tudo. A escolha é vossa!
quarta-feira, julho 15, 2009
FRINGE
FRINGE parece ser uma boa desculpa para acordar destes tempos em que estive a hibernar dentro de 311 páginas. Depois deste ciclo fechar-se, basta afugentar dois corvos do céu para que o Sol brilhe de vez.
A série acabou a semana passada. Era uma boa série e eu um seu devoto fiel. No entanto, sempre que olhava para Phillip Broyles (desempenhado pelo actor Lance Reddick), vinha-me à memória uma série de desenhos animados. Era uma boa série e eu um seu devoto fiel. "As Misteriosas Cidades do Ouro". A cara de Lance lembra-me os Olmèques.
A série acabou a semana passada. Era uma boa série e eu um seu devoto fiel. No entanto, sempre que olhava para Phillip Broyles (desempenhado pelo actor Lance Reddick), vinha-me à memória uma série de desenhos animados. Era uma boa série e eu um seu devoto fiel. "As Misteriosas Cidades do Ouro". A cara de Lance lembra-me os Olmèques.
Não consegui resistir à tentação de partilhar convosco esta curiosidade (leia-se: estou de volta).
segunda-feira, junho 15, 2009
Common Craft
Alguns conceitos podem ser difíceis de perceber... a ideia desta firma é explicar em "plain english" qualquer tipo de conceito... desde "Preparing an Emergency Kit", passando por "Twitter" até "Electing a US President".
Os vídeos têm aspecto artesanal: bonecos desenhados em papel e a seguir recortados... animados com as pontas dos dedos ou através de fios!
Um site a não perder!
http://www.commoncraft.com
Os vídeos têm aspecto artesanal: bonecos desenhados em papel e a seguir recortados... animados com as pontas dos dedos ou através de fios!
Um site a não perder!
http://www.commoncraft.com
quarta-feira, maio 13, 2009
Festival Eurovisão da Canção 2009
Ontem foi a primeira eliminatória do festival. Das primeiras 18 músicas que ouvi, gostei de duas em especial, que apresentarei mais abaixo. Apesar do aparato, dançarinos e efeitos especiais, a maior parte das músicas tem pouca qualidade. Os intérpretes cantam, no mínimo, de forma duvidosa e quase nenhuma música merece uma segunda audição. Parece que o festival está condenado a cair em descrédito.
Não dei o meu tempo completamente por perdido: primeiro, fiquei a conhecer a bela música romântica da Islândia "Is It True", cantada pela não menos bela Jóhanna Guðrún Jónsdóttir.
You say you really know me
You’re not afraid to show me
What is in your eyes
So tell me ’bout the rumors
Are they only rumors?
Are they only lies?
Falling out of a perfect dream
Coming out of the blue
Is it true? (Is it true?)
Is it over?
Did I throw it away?
Was it you? (Was it you?)
Did you tell me
You would never leave me this way?
If you really knew me
You couldn’t do this to me
You would be my friend
If one of us is lying
There’s no use in trying
No need to pretend
(Is it real? Did I dream it?)
Will I wake from this pain?
Is it true? (Is it true?)
Is it over?
Baby, did I throw it away?
Ooh… is it true?
Quase depois de me ter recomposto dos arrepios na espinha, volto a tê-los mais uma vez com a música de raízes celtas dada a conhecer pelos portugueses Flor-de-Lis: "Todas as Ruas do Amor".
Se sou tinta tu és tela
Se sou chuva és aguarela
Se sou sal és branca areia
Se sou mar és maré-cheia
Se sou céu és nuvem nele
Se sou estrela és de encantar
Se sou noite és luz para ela
Se sou dia és o luar
Sou a voz do coração
Numa carta aberta ao mundo
Sou o espelho d’emoção
Do teu olhar profundo
Sou um todo num instante
Corpo dado em jeito amante
Sou o tempo que não passa
Quando a saudade me abraça
Beija o mar o vento e a lua
Sou um sol em neve nua
Em todas as ruas do amor
Serás meu e eu serei tua
Para já são músicas que se destacam da multidão. Espero que assim continuem. Merecem definitivamente um lugar no pódio.
Não dei o meu tempo completamente por perdido: primeiro, fiquei a conhecer a bela música romântica da Islândia "Is It True", cantada pela não menos bela Jóhanna Guðrún Jónsdóttir.
You say you really know me
You’re not afraid to show me
What is in your eyes
So tell me ’bout the rumors
Are they only rumors?
Are they only lies?
Falling out of a perfect dream
Coming out of the blue
Is it true? (Is it true?)
Is it over?
Did I throw it away?
Was it you? (Was it you?)
Did you tell me
You would never leave me this way?
If you really knew me
You couldn’t do this to me
You would be my friend
If one of us is lying
There’s no use in trying
No need to pretend
(Is it real? Did I dream it?)
Will I wake from this pain?
Is it true? (Is it true?)
Is it over?
Baby, did I throw it away?
Ooh… is it true?
Quase depois de me ter recomposto dos arrepios na espinha, volto a tê-los mais uma vez com a música de raízes celtas dada a conhecer pelos portugueses Flor-de-Lis: "Todas as Ruas do Amor".
Se sou tinta tu és tela
Se sou chuva és aguarela
Se sou sal és branca areia
Se sou mar és maré-cheia
Se sou céu és nuvem nele
Se sou estrela és de encantar
Se sou noite és luz para ela
Se sou dia és o luar
Sou a voz do coração
Numa carta aberta ao mundo
Sou o espelho d’emoção
Do teu olhar profundo
Sou um todo num instante
Corpo dado em jeito amante
Sou o tempo que não passa
Quando a saudade me abraça
Beija o mar o vento e a lua
Sou um sol em neve nua
Em todas as ruas do amor
Serás meu e eu serei tua
Para já são músicas que se destacam da multidão. Espero que assim continuem. Merecem definitivamente um lugar no pódio.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Shallow
Tell me somethin', girl Are you happy in this modern world? Or do you need more? Is there somethin' else you're searchin...
-
Eis então que chega o momento de instalar a Placa de Banda Larga da TMN: ZTE MF620 . Ficou o caldo entornado. As instruções estão escritas n...
-
Ainda na temática do último post , vou tentar explicar melhor quais os tipos de cegueira às cores que existem. Mas, antes disso, convém cont...
-
Recentemente a Nokia anunciou alguns "melhoramentos" para o seu sistema operativo Symbian^3. Assim, proponho-me discutir o impacto...