sexta-feira, maio 30, 2008

Resende: Vende-se Casa e Terreno

Mais concretamente, em São Romão de Aregos (junto à N554).

Trata-se de uma casa em pedra com cerca de 55 m^2, composta por dois pisos. O inferior, servia de lagar e corte; o superior servia de habitação. A casa tem também uma cozinha à parte (situa-se em frente à casa), com cerca de 25 m^2. Juntamente com a casa e a cozinha, existe ainda um terreno com cerca de 1200 m^2.

A casa e a cozinha receberam recentemente obras de beneficiação que abrangeram portas, telhados e paredes.

Quem estiver interessado, deixe um comentário neste post (os comentários serão apenas para minha consulta e, logo, não ficarão visíveis).

Ainda não temos preço estipulado, por isso, aceitamos ofertas.


Casa

Cozinha

Interior da Cozinha

Terreno

GALP admite: os combustíves estão mesmo muito caros!

Já alguém viu a publicidade da GALP relativa ao patrocínio da Selecção de Portugal?



O autocarro foi EMPURRADO POR PESSOAS até ao destino!

Que mais provas precisamos de que os combustíveis estão estupidamente caros? Mais vale pagar a dezenas de pessoas para empurrarem um autocarro até à Áustria e à Suíça do que pagar o combustível necessário para tal! Mesmo se o autocarro é patrocinado pela GALP!

Mais valia os jogadores irem a pé para lá! Ou será que, por causa dos salários exorbitantes que todos eles ganham nos respectivos clubes, preferem ser empurrados por uma cambada de pobrezinhos (que precisavam de mil anos para auferirem os rendimentos que eles auferem num ano) e irem refasteladamente sentados a constatar que o autocarro anda muito mais depressa quando a câmara está dentro do autocarro do que quando está fora?

Já agora... para saberem quais os postos onde o combustível é mais barato, nada como ir a http://www.maisgasolina.com/

quinta-feira, maio 29, 2008

Romanca

Esta é a letra para se acompanhar a música da croácia que coloquei no post anterior. Segue-se depois a tradução para português (para os mais curiosos).

Romanca
Romance

Vidiš prijatelju, ja pamtim sve
Sabes, meu amigo, lembro-me de tudo
I mogu ti reći da između ove
E posso dizer-te que entre esta
I milijun drugih pjesama ne postoji razlika
E um milhão de outras músicas, não há diferença

Jer život taj za nama briše tragove
Porque esta vida apaga as nossas pegadas
U dobru noć on pušta čudne vragove
À noite, estranhos demónios andam à solta
Pa svaki san je hladnim suncem obasjan
Por isso, todos os sonhos são iluminados pelo sol
A sjećanja su skoro sva ugasnula
E quase todas as memórias extinguiram-se

Da pitaš me još samo jedno znao bi
Se queres saber, só sei de uma coisa:
Da boje sve tek s ovom rimom postoje
As cores só existem nas rimas
A noć i dan su nekog stiha trag
A noite e o dia são os traços de um verso
I nestat će kad sve naše pjesme izblijede
E desaparecerão quando todas as canções se esfumarem

Zasvirajte noćas tu romancu
Esta noite, toca uma música romântica

Tiho, nježno da me razboli
Baixinho, suavemente, para que eu fique triste

Tugu kad umire slavuj
Triste quando o rouxinol morrer

Kad se duša s tijelom razdvoji
Quando a alma se separar do corpo


Zasvirajte noćas tu romancu
Esta noite, toca uma música romântica

Al polako da je čuju svi
Mas devagar, para que toda a gente ouça

Neka opet sviraju gitare
Deixa as guitarras tocarem novamente

Već odavno nisam sluš'o njih
Já não as ouço há muito tempo


Govore mi danas da sam u banani
Disseram-me que já estou ultrapassado
Tehnološki otpad ko majmun na grani
Lixo tecnológico, como um macaco pendurado no ramo de uma árvore
A ja sam bio prvi Internet na svijetu
Mas eu fui a primeira Internet do mundo
Na brodovima s glazbom umrežio planetu
Nos barcos em que liguei o planeta levando a minha música

Pamtim i sad sve snove svojih pjesama
Mesmo hoje, lembro-me de todos os sonhos das minhas músicas
Sva maštanja i lica što su nestala
Todas as fantasias e rostos foram-se
Ko sjene su još dio mojih buđenja
Como sombras, são parte das minhas lembranças
Zarobljena u mene, davno utkana
Capturadas por mim, interlaçadas há muito tempo

Ja sam umrežio, ja sam umrežio
Eu liguei-me, eu liguei-me
Ja, ja, ja sam bio prvi Internet na svijetu
Eu, eu, eu, fui a primeira Internet do mundo
Ja sam umrežio planetu
Eu liguei o planeta

segunda-feira, maio 26, 2008

Festival Eurovisão da Vizinhança e da (E/I)migração

Alguém que tivesse um conhecimento geográfico bom da Europa ou que pelo menos tivesse um mapa à frente, adivinharia sem dificuldade quais as músicas em que determinado país votaria. Curiosamente, não foram critérios musicais que determinaram o vencedor do Festival Eurovisão da Canção mas antes critérios de vizinhança e/ou de (e/i)migrantes desses países. Quando assim é, devirtuam-se as regras de festivais como estes. Mas, se calhar, o Festival Eurovisão da Canção sempre sofreu de influências deste tipo e, como tal, não deve ser levado muito a sério.

Permitam-me deixar-vos dois justos vencedores alternativos ao cantor Russo que cantou ajoelhado ou deitado durante toda a música:

Croácia (Romanca)



Esta música faz lembrar um pouco Gotan Project mas tem tudo para ser uma boa canção de festival: não abandona as raízes do passado mas dá-lhes uma roupagem mais moderna, é cantada na língua natural do país e é uma canção que nos deixa bem dispostos.

Portugal (Senhora do Mar)



Não é por ser português que escolho esta canção. Ela também tem excelentes motivos para ser uma boa canção de festival: é cantada na maravilhosa língua de camões, tem bastante força, a vocalista principal tem uma voz acima do comum e a coreografia e os personagens fazem lembrar os quadros de Almada Negreiros.

Pena que ainda não foi desta...

quinta-feira, maio 15, 2008

Inteligência ao volante (?)

Desde que conduzo que gosto de observar o comportamento de outros condutores ao volante. Até já escrevi um post sobre isso. Mas... ultimamente ainda me causa mais espécie! Toda essa quantidade de hormonas podia ser canalizada para outras actividades mais divertidas e desviada do comportamento agressivo ao volante. Essas pessoas ainda não se deram conta do preço a que os combustíveis estão? Parece que não!

Alguém que conheça o bom xico-espertismo português poderá refutar... uma grande parte dos condutores agressivos está a marimbar-se para o preço dos combustíveis uma vez que está a conduzir, possivelmente, o carro da firma e, logo, não é ele que paga a factura. Deveria, neste caso, a razão, o bom senso e a inteligência lembrar a essas pessoas que a firma que paga a factura do combustível é também a mesma que lhes paga o salário ao fim do mês... e poderá não haver no futuro dinheiro para uma das duas coisas (ou, no cenário mais pessimista, para nenhuma delas!).

Uma condução defensiva, equilibrada, sem arranques bruscos, sem acelerações desmesuradas e sem velocidades vertiginosas faz cada vez mais sentido para os nossos bolsos; como faz também cada vez mais sentido utilizar os automóveis e similares apenas para o indispensável.

Para pensar também: onde vamos nós adquirir o combustível? A quem nos faz mais barato ou a quem faz tudo para o colocar mais caro? Não nos iludamos com promoções, talões, cartões de fidelização e o diabo a quatro! Façam as contas e utilizem o combustível que for mais barato! Só assim poderemos lutar contra o cartel vigente entre as principais petrolíferas que, curiosamente, continuam a ter lucros astronómicos... adivinhem à custa de quem.

Um pouco de inteligência nestes tempos difíceis vinha mesmo a calhar para certas pessoas, não acham?

segunda-feira, abril 28, 2008

Massamá (parte II)

Existe um texto interessantíssimo publicado por Miguel Esteves Cardoso no seu livro "Explicações de Português", onde ele dá a sua opinião sobre alguns nomes de terras portuguesas.

Aqui fica uma compilação desses nomes:

Carnaxide, Carnide, Moscavide, Cova da Piedade, Fogueteiro, Cruz de Pau, Finca Joelhos, Deixa o Resto, Damaia, Reboleira, Margalha, Fonte da Rata, Herdade da Chouriça, Vergão Fundeiro, Vergadela, Fonte do Bebe e Vai-te, Filha Boa, A-do-Cavalo, A dos Caos, A do Barbas, A de Loucos, Cabrão, Formal, Imaginário, Invenções, Diferença, Memória, Verba, Própria, Verdade, Isqueiro, Cunhal, Alvaiázere, Mariola de Cima, Monte das Picadurinhas, Monte da Má Coisa, Helenos ou Raso, Má Vontade, Ribeira Tem-te Não Cais, Sujeira, Infesta, Infestinos, Pretarouca, Ferido de Água, Vale de Pegas, Venda das Raparigas, Venda da Gaiata, Venda dos Pretos, Fofim de Além, Fofim de Aquém, Fonte do Judeu Morto, Farto, Marmelar, Gostei, Fome Aguda, Carne Assada, Corte Pão e Água, Poriço, Bombom do Bogadouro, Alçaperna, Pantanal do Samouco.

Digam lá se o povo português tem ou não imaginação!?

quarta-feira, abril 23, 2008

The Caribbean Disco Show

Longe vai o tempo em que as Selecções do Reader's Digest disponibilizaram um conjunto de cassettes onde vinha, entre outras, esta preciosidade(?). Quando era criança, fartei-me de cantar esta música, no melhor inglês que sabia...

"Té, missété, missété, missété, missété, missété-é-ô-ô".

Quem canta? Lobo. Quando? 1981.



Day-o, day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

Work all night on the drink a rum
Daylight come and me wanna go home
Stack banana 'till the morning comes
Daylight come and me wanna go home

Come Mr. Tally man tally me banana
Daylight come and me wanna go home
Come Mr. Tally man tally me banana
Daylight come and me wanna go home

This is my island in the sun
Where my people have toiled since time begun
I may sail on many seas
But yours will always be home to me

Oh, island in the sun
Will to me by my fathers hand
All my days I will sing the praise
Of the forest waters your shining sand

Day, me say day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

Coconut woman is calling out
And everyday you can hear her shout
Coconut woman is calling out
And everyday you can hear her shout

Get your Coconut water (Coconut)
Man is good for your daughter (Coconut)
Coco got a lot of iron (Coconut)
Make you strong like a lion (Coconut)

Down the way where the nights are gay
And the sun shines daily on the mountain top
I took a trip on a sailing ship
And when I reached Jamaica I made a stop

But I'm sad to say I'm on my way
Won't be back for many-a day
My heart is down, my head is turning around
I had to leave a little girl in Kingston town

Day, me say day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

Judy drowned
Judy drowned
Why-o Judy drowned

Judy drowned, Judy drowned
Why-o Judy drowned

Angelina, Angelina
Please bring down your concertina
And play a welcome for me
'Cause I'll be coming home from sea

I say Angelina, Angelina
Please bring down your concertina
And play a welcome for me
'Cause I'll be coming home from sea

Day, me say day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

Shallow

Tell me somethin', girl Are you happy in this modern world? Or do you need more? Is there somethin' else you're searchin...