sexta-feira, outubro 26, 2007

Palavras Giras

O Português é uma língua extremamente rica. Curiosamente, os Gatos Fedorentos sabem explorar bastante bem esta faceta e incluem nas suas rábulas, aqui e ali, algumas pérolas linguísticas, que ajudam a apimentar o humor.

Aqui vai a minha lista pessoal de palavras giras:
  • Cadafalso - estrado que se ergue em lugar público para justiçar condenados à morte;
  • Cambeta - aquele que é torto das pernas;
  • Cambota - veio que recebe o movimento alternado do êmbolo do motor e o transforma em movimento circular;
  • Chuca - gralha das torres;
  • Cocuruto - a parte mais alta de uma coisa;
  • Bisbilhoteiro - mexeriqueiro;
  • Doidivanas - pessoa leviana, estouvada;
  • Farofa - comida de farinha de mandioca cozida em manteiga ou toucinho;
  • Fífia - voz ou som desafinado;
  • Ganapo - garotelho;
  • Jarreta - pessoa velha e ridícula;
  • Morcão - indivíduo mandrião, molengão, palerma;
  • Patife - mariola, biltre, maroto, tratante, brejeiro;
  • Penca - folha grossa e carnuda de alguns vegetais;
  • Piloro - orifício de comunicação do estômago com o intestino;
  • Pingarelho - qualquer coisa mal segura;
  • Pupu - tufo de cabelo no alto da cabeça;
  • Rabanada - fatia de pão frita em azeite ou outra gordura, envolvida em ovos, depois de molhada em leite ou água, e polvilhada com açúcar e canela;
  • Sebo - substância gorda e consistente das vísceras abdominais de alguns animais;
  • Sovaco - cavidade sob o braço;
  • Zabumba - tambor grande.

segunda-feira, outubro 22, 2007

Maternidades do Século XXI

O Governo encerrou várias maternidades alegadamente pela falta de condições que estas ofereciam às utentes. Por outro lado, desde que esta medida entrou em vigor (há menos de um ano), já nasceram 100 crianças em ambulâncias ou carros dos bombeiros. Deixem ver se entendo... uma ambulância ou um carro de bombeiros, geralmente com pessoas não qualificadas no que toca a partos, têm mais condições que as antigas maternidades... "'tá bem, 'tá"!

quinta-feira, outubro 04, 2007

Parabéns, Santana!

Acusam-no de ser popularucho... mas não o podem acusar de, pelo menos desta vez, não ter feito a coisa certa.



Resume numa atitude aquilo que as televisões precisam: um abanão. Para deixarem de ser popularuchas e concentrarem-se naquilo que deviam, ou seja, informarem imparcialmente, dando a relevância que os assuntos merecem (na vertente jornalística).

De notar duas coisas: a falta de à-vontade que a jornalista demonstrou perante uma situação inesperada e a simpatia com que Santana Lopes tratou a jornalista (provavelmente por vê-la aflita). Também houve a "breve pausa" da praxe.

segunda-feira, outubro 01, 2007

O Cosmos de Carl Sagan

Hoje instalei a nova versão do Google Earth, graças a uma dica do meu amigo F. S.. Esta nova versão contempla a exploração do céu e não somente da terra. Conseguimos ver as constelações, as galáxias, as estrelas, os planetas, as informações com eles relacionadas e até acompanhar o seu movimento. Um must.

Isto avivou-me a veia de astrónomo. Desde criança que sou muito interessado por estes assuntos... e em abono da verdade, não consigo imaginar quem não seja... quem não se tenha interrogado pelo menos uma vez sobre este mecanismo celeste, do qual somos peças integrantes... sobre qual o sentido de tudo o que existe... e mesmo por que é que tem de existir alguma coisa.

Quando olho para trás e tento procurar o momento em que começou o meu interesse pela astronomia, vem inevitavelmente à minha memória a série televisiva protagonizada por Carl Sagan: "Cosmos". Para quem não sabe, Carl Sagan foi um cientista de renome, envolvido em vários projectos da Nasa, como as missões Viking a Marte ou a Voyager, com o seu célebre disco de sons da terra, destinada a percorrer o espaço fora do nosso sistema solar, ao encontro de uma possível civilização extra-terrestre a quem entregar os cumprimentos terráquios.

Não consigo deixar de sentir um calafrio na espinha sempre que vejo a introdução desta série. A força das imagens, aliada à música magistral de Vangelis e o discurso de Carl Sagan, tornam este momento único. Carl Sagan tinha o dom de explicar os mais complexos fenómenos científicos ao comum dos mortais.



É de Carl Sagan a seguinte frase: "Cosmos é tudo quanto existe, existiu, ou existirá".

quarta-feira, agosto 29, 2007

Tocata & Fuga de Bach em Ré Menor

Enquanto deambulava pelo Youtube, encontrei esta maravilha... a Tocata & Fuga de Bach em Ré Menor como nunca a VIU!

Se quiser ver mais pautas de música, aconselho vivamente uma visita ao site http://www.musanim.com/index.html

sexta-feira, agosto 24, 2007

O aquecimento global é nosso amigo!

Hoje fiquei pasmado ao ouvir esta notícia:

"Vários países disputam a posse do Ártico. Com o aquecimento global e subsequente degelo, o Ártico será no futuro um local priveligiado para pesca, recursos como o petróleo e lugar de passagem para várias rotas marítimas".

Agora entendo o interesse de certos e determinados países não quererem assinar protocolos ambientais! Tudo isto faz parte de um plano maquiavélico pela posse do Ártico... pelo menos enquanto esses países não estiverem submergidos pelo aumento do nível médio da água dos oceanos... em virtude do aquecimento global.

Apetece-me dizer: HOMESSA!

As opiniões vinculadas através de posts com o label "Teoria da Conspiração" não devem ser levados a sério. Qualquer semelhança com situações, locais ou pessoas reais é mera coincidência. Não existem provas de nada que se escreva no âmbito deste post.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Mapa Mundi (ClustrMaps)

Vi a utilização do ClustrMaps no blog do meu amigo F. S. e gostei... vai daí, achei uma boa ideia colocá-lo também no meu blog... tenho uma certa curiosidade em saber de onde são os meus leitores e o SiteMeter não tem tantas potencialidades como este.

Locations of visitors to this page

Shallow

Tell me somethin', girl Are you happy in this modern world? Or do you need more? Is there somethin' else you're searchin...