Um blog de Vítor Carvalho.
Algumas reflexões sobre acessibilidade, usabilidade e design para a Web, ideias, desabafos, viagens, humor, crítica e fotografias...
terça-feira, janeiro 30, 2007
China
O pior é que parece que ele vai voltar para cá outra vez...
Viagem a Setúbal (Parte VII - e última)
"O Convento de Jesus é um dos marcos principais do estilo manuelino em Portugal. A edificação do convento teve início em 1490 e a obra foi finalizada por volta de 1500. A Igreja do Convento de Jesus destaca-se por ter sido o primeiro ensaio em Portugal de “igreja salão”, com belíssimas colunas torsas."
Estávamos em dezembro, a quinze dias do natal, e tivemos oportunidade de ver alguns simpáticos motards a distribuirem gratuitamente prendas às crianças que passavam, provavelmente com o intuito de limparem uma certa imagem negativa que a sociedade lhes rotulou.De Setúbal, trouxemos muitas recordações agradáveis: paisagens de cortar a respiração, monumentos imponentes e boas iguarias.
Na viagem de volta, ainda tivemos tempo de parar em Pombal e fazer um ligeiro piquenique junto ao Castelo.
"A memória mais antiga da cidade. Foi mandado construir por Gualdim Pais, cavaleiro da Ordem dos Templários. No século XVI passou a ser residência do alcaide-mor e com as invasões francesas foi arruinado. É hoje uma das mais bem preservadas fortalezas militares do país. O Castelo de Pombal localiza-se, em posição dominante sobre um outeiro, na cidade que lhe dá o nome, em Portugal. Embora se ignore a data precisa, acredita-se que este castelo foi erguido juntamente com outros, à época da Reconquista, no século XII, pelo Mestre do Templo, Gualdim Pais, de acordo com inscrição lapidar datada de 1171, no Castelo de Almourol. Efectivamente o de Pombal obedece às mesmas linhas arquitetónicas características dos templários, presentes nos de Almourol, Idanha, Monsanto, Tomar e Zêzere, seus contemporâneos."
"Embora historicamente não tenha estado diretamente envolvido em campanhas maiores, esteve em alerta quando da contra-ofensiva muçulmana que, no século XII, atacou Santarém e, atravessando a região do Alto Alentejo, assolou Coruche e Abrantes, e de outra, posterior, que atacou Tomar e arrasou Leiria. Em 1334 passou para a Ordem de Cristo e, em 1512, beneficiou de obras de restauro. No contexto da crise de 1383-1385, manteve-se ao lado do Mestre de Avis. Nos séculos seguintes conheceu o abandono que o arruinou, cobrindo-o de extenso matagal. Na década de 1940 foram efetuadas obras de consolidação e restauro, a cargo da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos."
sexta-feira, janeiro 26, 2007
Monge Organista
Mas, já andava com uma ideia na minha cabeça há algum tempo e resolvi passá-la ontem para papel digital.
Primeiro, falemos da ideia.
Um monge franciscano, invadido pelo amor que sente pela música, resolve ausentar-se do seu quarto, com um candelabro que lhe ilumina os caminhos pelos corredores escuros e cinzentos do velho mosteiro. O seu destino é uma pequena capela, onde o elemento decorativo mais vistoso é um vitral em forma de cruz. Lá, um órgão espera por alguém que saiba como tirar melodias divinas da sua caixa de madeira. O monge pendura o candelabro, abre o livro com pautas musicais e começa a tocar o "Kyrie Eléison".
Agora, falemos da envolvente deste desenho.
Para começar, "Kyrie Eléison" é uma frase grega que significa "Senhor, tem piedade".
Relativamente ao desenho, e como o anterior, serviram principalmente para testar as potencialidades de uma gadjet que adquiri há dois meses atrás, mas que ainda não tinha dado muito uso. Se quiser saber mais pormenores, visite o site da Wacom Volito 2. E sim... recomendo vivamente este produto.
Desta vez não recorri a digitalizações. Desenhei, colori e apliquei algumas sombras no programa ArtRage2. Se quiser testar este programa, está disponível um download gratuito. É um programa bastante realista e que nos dá a verdadeira sensação de desenhar com lápis, carvão, gouache, canetas de feltro, etc. Depois, dei os acabamentos finais no meu inseparável Photoshop: um toque de sombras aqui e ali, o arco ogival ligeiramente desfocado, o chão rude em pedra e o brilho da vela. O desenho tem muitos mais detalhes do que esta versão mais pequena consegue transmitir. Estou bastante satisfeito com a atmosfera que consegui criar (modéstia à parte).
quinta-feira, janeiro 25, 2007
Serenata ao Luar
Desta feita, e em virtude de umas organizações que fiz no sótão, encontrei esta "preciosidade" desenhada numa folha quadriculada e achei que ela merecia uma "lavagem de cara".
Digitalizei a folha de papel para o Photoshop e acrescentei uma nova layer onde decalquei os traços originais. Depois, foi só colorir e aplicar alguns efeitos.
Espero que gostem.
terça-feira, janeiro 16, 2007
Viagem a Setúbal (Parte VI)

A estrada é sinuosa, algumas vezes em mau estado, mas a envolvente compensa definitivamente o esforço.

Outro ponto de atracção é o Convento da Arrábida, que não pudemos visitar, mas que conseguímos fotografar à distância.
Outro local emblemático, é o Portinho da Arrábida. Uma pequena praia, um restaurante, o aconchego da Serra da Arrábida e águas límpidas, fazem este lugar bastante aprazível. Porém, o que me cativou mais, foi o contraste da flora laranja que lá encontrei, tendo por cenário o azul esverdeado das águas.
sexta-feira, janeiro 12, 2007
Viagem a Setúbal (Parte V)
Chegámos lá na hora do almoço. Do alto do castelo, avista-se a bonita cidade de Sesimbra. Devido à sua excelente localização, o principal ramo de actividade é a pesca. Dizem muito bem dos restaurantes de Sesimbra, no que toca aos pratos confeccionados com peixe. Porém, devido a limites temporais, decidímos fazer um piquenique no castelo e não nos aventurarmos nessas andanças.

O castelo está bem recuperado e a sua envolvente é cuidada com primor. Existem alguns bancos de jardim que convidam a uma tarde bem passada, sentindo a aragem fresca e apreciado o panorama priveligiado.

Já tive oportunidade de mencionar que gosto de candeeiros em geral e de alguns em particular. Este ao qual tirei uma foto, não tem nada de especial (para além de ser um candeeiro), mas aviva algumas recordações de infância. Só assim consigo explicar o fascínio que sinto ao observar estas peças antigas de mobiliário urbano. Se a lâmpada fosse um bocadinho mais redondinha e maior, seria a cereja no topo do bolo.

quarta-feira, janeiro 10, 2007
Camões, a Revolucionária
Tendo em conta a velocidade a que ela coloca posts, garanto-vos que em dois dias e meio, ela consegue ter um blog mais preenchido do que o meu foi durante estes oito meses! Parabéns e bem-vinda, amiga A. C.!
Shallow
Tell me somethin', girl Are you happy in this modern world? Or do you need more? Is there somethin' else you're searchin...
-
Eis então que chega o momento de instalar a Placa de Banda Larga da TMN: ZTE MF620 . Ficou o caldo entornado. As instruções estão escritas n...
-
Ainda na temática do último post , vou tentar explicar melhor quais os tipos de cegueira às cores que existem. Mas, antes disso, convém cont...
-
Recentemente a Nokia anunciou alguns "melhoramentos" para o seu sistema operativo Symbian^3. Assim, proponho-me discutir o impacto...