terça-feira, outubro 17, 2006

Greve de Professores

Pois é... se é professor e se pensa no seu futuro, com certeza fez greve hoje e provavelmente fará greve amanhã. E a culpa disto tudo é da Ministra da Educação, que disse aos professores para lerem a proposta de alteração dos estatutos da carreira docente e formarem a sua própria ideia. Os professores leram e aperceberam-se dos ataques que a proposta faz aos seus direitos mais básicos. Vai daí, partiram para a greve. E fizeram muito bem! "Constou-se-me" que a Ministra da Educação já foi casada duas vezes (e divorciada outras duas) com professores do ensino básico. Será esta uma forma de ela exorcizar as suas relações frustradas? "Lixando" a vida a todos os professores, atingindo necessariamente os seus ex-companheiros? Talvez seja uma teoria da conspiração um bocado rebuscada... mas, nunca se sabe!

As opiniões vinculadas através de posts com o label "Teoria da Conspiração" não devem ser levados a sério. Qualquer semelhança com situações, locais ou pessoas reais é mera coincidência. Não existem provas de nada que se escreva no âmbito deste post.

Os Administradores da Função Pública

Ontem foi apresentado o orçamento de estado. E os políticos do governo fartaram-se de auto-elogiar o seu trabalho: porque estão a diminuir o deficit, porque não precisaram de orçamento rectificativo. Esquecem-se é de uma coisa essencial: é por causa da sua boa competência ao nível da administração do dinheiro público? Não! É porque sacam cada vez mais dinheiro aos contribuintes, quer fornecendo aumentos abaixo da inflação (que se traduz na perda de poder de compra), quer diminuindo os benefícios fiscais (e o próximo será retirar as despesas com a educação), quer colocando taxas em coisas que dantes não tinham taxas (como os internamentos hospitalares). Não sei se lhes chame administradores ou comedores...

As opiniões vinculadas através de posts com o label "Teoria da Conspiração" não devem ser levados a sério. Qualquer semelhança com situações, locais ou pessoas reais é mera coincidência. Não existem provas de nada que se escreva no âmbito deste post.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Mudanças no Blog

Como poderão reparar, fiz algumas mudanças no meu blog, aproveitando algumas features interessantes da versão Beta. Agora, podem navegar mais facilmente através das minhas mensagens, já que se encontram devidamente etiquetadas (labels) por assunto. Clicando na seta ao lado do nome dos meses, na coluna da direita do blog, têm acesso imediato às mensagens que foram escritas num determinado mês ou ano.

Boa navegação! E, já agora, sejam bem-vindos, novos leitores!

Já agora... sei que muita gente me lê... mas poucos fazem comentários! Estarei a publicar coisas desinteressantes? Se sim, comentem a dar sugestões! :)

Viana do Castelo

No fim-de-semana passado, fui passear até Viana do Castelo. Já lá não ia há muito tempo! As condições meteorológicas poderiam classificar-se, do ponto de vista científico, como "farruscas". Pelo menos à ida. À vinda, fomos presenteados com um verão de S. Martinho antecipado. Desta vez, o local escolhido foi o Shopping Center da Estação. Está muito bem servido de lojas, não fosse este o único centro comercial num raio bastante largo de dezenas de quilómetros.
Chama-se Estação porque de facto situa-se junto à Estação de Caminhos de Ferro de Viana do Castelo. Num dos locais do shopping, podemos vê-la através de uma parede de vidro.


As estações de comboio e os comboios são coisas de que gosto particularmente, embora tenha começado a andar de comboio relativamente tarde (com 20 anos) e de já ter tido um acidente de comboio. Voltarei a este assunto mais tarde. Entretanto, fica aqui a sugestão para um passeio de fim-de-semana: a Viana do Castelo em geral e ao Shopping Center da Estação em particular.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Está preocupadinho...

Aqui há uns dias, vi na televisão o Dr. Jorge Sampaio a confessar-se admirado pela lentidão da justiça relativamente ao desfecho do caso "Envelope 9", em que o referido ex-presidente da república portuguesa estaria, alegadamente, implicado. Disse Sampaio: "Há um ano atrás, solicitei que tratassem deste assunto com a maior brevidade possível"!

Quer-me parecer que o Dr. Jorge Sampaio não sabe em que país se encontra! A justiça em Portugal é L E N T A! E, felizmente, como numa boa democracia, é L E N T A para toda a gente, incluindo para ex-presidentes da república.

Dr. Jorge sampaio... aceite um singelo conselho meu: tire o tiquet, ponha-se na fila e espere pacientemente pela sua vez. Vai ter muito que esperar.

terça-feira, outubro 03, 2006

Amor na Lota do Peixe - Capítulo VI

"Este capítulo é dedicado à S. P., que esperou pacientemente pelo seu lançamento".

- Zé Bigodes! Tu impõe-te! - ordenou Olívia Manca.

Zé Bigodes saíu do canto escuro e colocou-se no meio do mar de gente, que abriu uma clareira desafogada para evitar qualquer tipo de contágio. Olhando em volta, Zé Bigodes sentiu-se Moisés.

- Povo de Vila Marmota! Chegou a altura de eu fazer um discurso sobre o meu estado actual e sobre as evoluções dos factos nas últimas horas. Estou radioactivo... assumo-o! Sou um radioactivo assumido, que estas coisas são mesmo assim e não há volta a dar-lhe. Recuso a paternidade de Joselino Narigangas. O digníssimo Presidente da Junta de Freguesia de Vila Marmota nunca exerceu funções de pai para comigo até aos meis vinte e sete anos... não é agora que ele vai começar a fazê-lo! Para todos os efeitos, o meu pai continuará a ser o meu pai adoptivo, o meu amado Florindo Lambreta. E tu, Olívia Manca... criatura na qual deposito todo o meu amor, todo o meu ser, toda a minha alma... vai! Parte! Prefiro ver-te partir sem mim, a ver-te contaminada por radiações! Se fôssemos em frente com a nossa relação, iríamos parecer um casal de pirilampos, e fazer amor no escuro, revelar-se-ia uma tarefa impossível! Sou um desgraçado!

Dona Miquelina Zarolha, consultando um antigo caderninho de apontamentos, virou-se para Francisco Panças e disse:

- De qualquer forma, seria impossível que eles casassem, não é verdade?

- Não sei a que vos referis, velha gaiteira! - ripostou amargamente, Francisco Panças.

- Obrigas-me a contar tudo o que sei! Está bem! É que Olívia Manca não é filha de Francisco Panças! A dona Emília Genoveva Cerqueira de Castro Gumercinda de Miranda, mãe de Olívia Manca, teve um caso com Joselino Narigangas pouco antes de casar com Francisco Panças. Este último assumiu a paternidade do bébé, porque ama de facto a tua mãe, Olívia!

- Eu devia ter calculado! Nem tu nem a mãe mancam! A quem é que eu tinha saído? Mas espera lá! O senhor insígne Presidente da Junta de Freguesia de Vila Marmota, também não manca!

- Não! Eu manco! Disfarço é muito bem!

- Claro! Tudo se encaixa agora! Por isso é que a nossa família nunca viu com bons olhos a nossa união incestuosa! E pensando bem, eu também começo a não ver com bons olhos a nossa união incestuosa! - disse Zé Bigodes.

- Eu sabia que devia ter comprado uma máquina de filmar! - disse Godofredo Latinhas - Estamos aqui a construir a história de Vila Marmota! Gerações vindouras falarão deste dia!
No meio da confusão, chega uma personagem alta e loura ao recinto:

- Lasdróbia pravénia! Rachmaninov plutoniescu!

sexta-feira, setembro 29, 2006

Jose Merce

Quem me conhece, sabe que escolhi o pseudónimo "El Gitano" por dois motivos simples:

  • Adoro música cigana, que vai buscar muita da sua sonoridade ao Flamenco (outra paixão minha);
  • Encanta-me a visão romântica sobre o estilo de vida cigano: um povo nómada, sem fronteiras, entregue de corpo e alma à música e à alegria, mantendo um espírito puro.

No flamenco, um dos nomes incontornáveis é o de Jose Merce. Para que entrem um pouco neste espírito gitano, deixo-vos a música "Te Pintaré".

Te pintaré de azul, te pintaré de rosa,
te llevaré a París, eres la más hermosa.
Te pintaré de gris, te pintaré de cielo,
te llevaré a mi mar, yo soy tu marinero.

Toda la noche entre sombras buscando tu imagen, tu cara feliz.
Toda la noche llorando, manchando el viento por ti.
Toda la noche llorando, maldito el momento y en que te perdí.

Y en el silencio de los silencios, la espada que corta el toro,
[ caballo de esparto y oro.
En la vergüenza de la vergüenza, los gritos de un negro toro,
[ lamentos de grito y lloro.

Llévame una tarde al sur, a mi Málaga vieja.
Vamos a bailar tú y yo que hoy es un día de fiesta.
Yo seré siempre del sur, yo seré siempre del sur,
yo seré siempre del sur...y aunque no esté en mi tierra.

Shallow

Tell me somethin', girl Are you happy in this modern world? Or do you need more? Is there somethin' else you're searchin...