quarta-feira, maio 24, 2006

A luz...

Esta é a primeira de algumas fotografias que vou publicar acerca da Covilhã. Foi tirada na Covilhã, mas podia ter sido tirada em qualquer outro sítio... nomeadamente em Lisboa. Este típico candeeiro de rua deixou que a luz do sol penetrasse nos seus vidros e fosse encaminhada para a lente da minha máquina digital (para que conste, é uma Canon S50).


Sempre tive um fascínio por candeeiros: principalmente pelos mais antigos; não só do tipo anterior mas também daqueles mais simples com uma lâmpada que desponta de uma campânula metálica. Vá-se lá saber... coisas da vida!

terça-feira, maio 23, 2006

All The Roadrunning

Parece um sacrilégio que ainda não tenha falado de Mark Knopfler (MK) no meu blog. Mas falo agora! Tenho acompanhado a carreira musical deste virtuoso da guitarra eléctrica desde os seus tempos dos "Dire Straits" até à sua já longa carreira a solo. Tenho a sua discografia (quase) completa, incluindo o último álbum: "All The Roadrunning". Deixem que vos faça uma crítica do mesmo.
Arrisco-me a dizer que se trata do seu melhor disco como MK. E, curiosamente, em todas as músicas faz dueto com uma diva do Country: Emmylou Harris (EH). Isto, que eu saiba, é a primeira vez que acontece. Todos os seus anteriores duetos foram com homens. Mas - minhas senhoras e meus senhores - que DUETO este entre MK e EH! Bem... todos sabem que o forte do MK são as cordas da guitarra e não as cordas vocais mas neste disco as duas vozes resultam numa simbiose que eu arriscaria dizer que se encontra perto da perfeição. Perto da perfeição estão também as músicas que compõem este álbum. Os instrumentos tradicionais são preferidos em detrimento dos eléctricos (honrosa excepção feita à guitarra eléctrica de MK). Existem estilos para todos os gostos. Mais românticas: "Beachcombing" (uma das minhas favoritas) e "All The Roadrunning". Hard Country: "Red Staggerwing". Mais mexidas: "This Is Us". Entre outras... um álbum a ter em conta nas suas próximas compras... se gosta de MK e de boa música.

Linhas de força

Sobre o que hei-de escrever? Bem... vai sobre isto.
Quem está familiarizado com a fotografia (e com pintura... e com arte em geral) sabe o quão importante é o equilíbrio. Pensando melhor, o equilíbrio é importante em várias outras áreas. Um rosto equilibrado é um rosto bonito (Beauty Check). Uma fotografia equilibrada tem meio caminho andado para ser uma boa fotografia.
Tomemos como exemplo (e perdoem-me a imodéstia) as duas primeiras fotografias do meu blog:
A primeira (a das árvores) tem um equilíbrio bastante simples: simetria ao longo de uma linha vertical situada a metade da largura. A linha do horizonte está precisamente a meio da altura, o que também contribui para o equilíbrio. Devido a estes dois argumentos, o pólo de atracção da fotografia situa-se precisamente no seu centro geométrico. E ainda por cima, é mais claro que tudo o que está em sua volta. A estrada de terra batida também chama a atenção para esse pólo de atracção. É aquilo que no desenho se designa de um "ponto de fuga", em que as linhas de força vão todas convergir.
A segunda (a da flor) tem um equilíbrio mais complexo, no entanto, considero que também seja uma fotografia equilibrada. A flor posiciona-se sensivelmente a meio da altura e a um terço da largura a contar do lado direito. Se está equilibrada na vertical, o que faz equilibrar a fotografia na horizontal? A resposta é: o jogo de cores e de luzes. Para a esquerda da flor temos quase exclusivamente castanhos escuros (e progressivamente mais escuros do centro para a esquerda). Para a direita da flor, temos os tons verdes e os castanhos mais claros (e progressivamente mais claros do centro para a direita). A grande mancha escura esquerda é balançada pelos tons claros da rosa e da folhagem... e a proporção certa para este equilíbrio parece ser 2/3 para os tons escuros e 1/3 para os tons claros. Ainda se conseguem inferir duas diagonais nesta fotografia: uma do canto superior esquerdo para o canto inferior direito e outra do canto superior direito para o canto inferior esquerdo.
O equilíbrio, de facto, é uma questão muito complexa...

segunda-feira, maio 22, 2006

Macro

Decidi partilhar mais um dos instantâneos capturados na Mealhada. Desta vez foram as cores garridas desta flor, que nasceu aos pés de uma palmeira, a merecerem a focagem da minha objectiva. Espero que gostem.

Covilhã

Muitos quilómetros... muitos quilómetros...
É a sensação que dá a quem vai de Ponte de Lima à Covilhã.
Já lá não ia há 6 anos e algumas coisas mudaram... para melhor!
O IP5 tem um novo traçado (ainda incompleto) muito mais amigo da condução.
A cidade da Covilhã em si, graças ao projecto POLIS, conseguiu "lavar a cara" de uma forma que resultou bastante bem. Resultado: 102 fotografias. Em breve espero colocá-las neste blog.
Entretanto, mais uma semana começa e eu estou de volta ao trabalho. Fiquem bem.

sexta-feira, maio 19, 2006

Mealhada

No fim-de-semana passado desloquei-me à Mealhada (a terra do leitão), mais concretamente à Quinta dos Três Pinheiros. Um local agradável, com uma envolvente propícia a sessões fotográficas. Foi o que aconteceu. Rondava eu as imediações quando me deparei com esta estrada de terra batida no meio de duas fileiras simétricas de árvores. Podia bem ser uma metáfora para a vida. Esta foi uma fotografia calculada. Passei neste lugar a primeira vez e pensei: "isto deve dar uma boa fotografia"! Já no regresso, decidi imortalizar o momento. Amanhã devo ir para os lados da Serra da Estrela. Com certeza também terei motivos para encher o cartão da máquina com algumas fotos...

No início...

Mais um novato acabado de chegar à blogosfera. Parece que poucos são os que conseguem resistir. Espero ver-vos mais vezes por aqui.

Shallow

Tell me somethin', girl Are you happy in this modern world? Or do you need more? Is there somethin' else you're searchin...