Mostrar mensagens com a etiqueta Pessoal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pessoal. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, maio 29, 2008

Romanca

Esta é a letra para se acompanhar a música da croácia que coloquei no post anterior. Segue-se depois a tradução para português (para os mais curiosos).

Romanca
Romance

Vidiš prijatelju, ja pamtim sve
Sabes, meu amigo, lembro-me de tudo
I mogu ti reći da između ove
E posso dizer-te que entre esta
I milijun drugih pjesama ne postoji razlika
E um milhão de outras músicas, não há diferença

Jer život taj za nama briše tragove
Porque esta vida apaga as nossas pegadas
U dobru noć on pušta čudne vragove
À noite, estranhos demónios andam à solta
Pa svaki san je hladnim suncem obasjan
Por isso, todos os sonhos são iluminados pelo sol
A sjećanja su skoro sva ugasnula
E quase todas as memórias extinguiram-se

Da pitaš me još samo jedno znao bi
Se queres saber, só sei de uma coisa:
Da boje sve tek s ovom rimom postoje
As cores só existem nas rimas
A noć i dan su nekog stiha trag
A noite e o dia são os traços de um verso
I nestat će kad sve naše pjesme izblijede
E desaparecerão quando todas as canções se esfumarem

Zasvirajte noćas tu romancu
Esta noite, toca uma música romântica

Tiho, nježno da me razboli
Baixinho, suavemente, para que eu fique triste

Tugu kad umire slavuj
Triste quando o rouxinol morrer

Kad se duša s tijelom razdvoji
Quando a alma se separar do corpo


Zasvirajte noćas tu romancu
Esta noite, toca uma música romântica

Al polako da je čuju svi
Mas devagar, para que toda a gente ouça

Neka opet sviraju gitare
Deixa as guitarras tocarem novamente

Već odavno nisam sluš'o njih
Já não as ouço há muito tempo


Govore mi danas da sam u banani
Disseram-me que já estou ultrapassado
Tehnološki otpad ko majmun na grani
Lixo tecnológico, como um macaco pendurado no ramo de uma árvore
A ja sam bio prvi Internet na svijetu
Mas eu fui a primeira Internet do mundo
Na brodovima s glazbom umrežio planetu
Nos barcos em que liguei o planeta levando a minha música

Pamtim i sad sve snove svojih pjesama
Mesmo hoje, lembro-me de todos os sonhos das minhas músicas
Sva maštanja i lica što su nestala
Todas as fantasias e rostos foram-se
Ko sjene su još dio mojih buđenja
Como sombras, são parte das minhas lembranças
Zarobljena u mene, davno utkana
Capturadas por mim, interlaçadas há muito tempo

Ja sam umrežio, ja sam umrežio
Eu liguei-me, eu liguei-me
Ja, ja, ja sam bio prvi Internet na svijetu
Eu, eu, eu, fui a primeira Internet do mundo
Ja sam umrežio planetu
Eu liguei o planeta

segunda-feira, maio 26, 2008

Festival Eurovisão da Vizinhança e da (E/I)migração

Alguém que tivesse um conhecimento geográfico bom da Europa ou que pelo menos tivesse um mapa à frente, adivinharia sem dificuldade quais as músicas em que determinado país votaria. Curiosamente, não foram critérios musicais que determinaram o vencedor do Festival Eurovisão da Canção mas antes critérios de vizinhança e/ou de (e/i)migrantes desses países. Quando assim é, devirtuam-se as regras de festivais como estes. Mas, se calhar, o Festival Eurovisão da Canção sempre sofreu de influências deste tipo e, como tal, não deve ser levado muito a sério.

Permitam-me deixar-vos dois justos vencedores alternativos ao cantor Russo que cantou ajoelhado ou deitado durante toda a música:

Croácia (Romanca)



Esta música faz lembrar um pouco Gotan Project mas tem tudo para ser uma boa canção de festival: não abandona as raízes do passado mas dá-lhes uma roupagem mais moderna, é cantada na língua natural do país e é uma canção que nos deixa bem dispostos.

Portugal (Senhora do Mar)



Não é por ser português que escolho esta canção. Ela também tem excelentes motivos para ser uma boa canção de festival: é cantada na maravilhosa língua de camões, tem bastante força, a vocalista principal tem uma voz acima do comum e a coreografia e os personagens fazem lembrar os quadros de Almada Negreiros.

Pena que ainda não foi desta...

quinta-feira, maio 15, 2008

Inteligência ao volante (?)

Desde que conduzo que gosto de observar o comportamento de outros condutores ao volante. Até já escrevi um post sobre isso. Mas... ultimamente ainda me causa mais espécie! Toda essa quantidade de hormonas podia ser canalizada para outras actividades mais divertidas e desviada do comportamento agressivo ao volante. Essas pessoas ainda não se deram conta do preço a que os combustíveis estão? Parece que não!

Alguém que conheça o bom xico-espertismo português poderá refutar... uma grande parte dos condutores agressivos está a marimbar-se para o preço dos combustíveis uma vez que está a conduzir, possivelmente, o carro da firma e, logo, não é ele que paga a factura. Deveria, neste caso, a razão, o bom senso e a inteligência lembrar a essas pessoas que a firma que paga a factura do combustível é também a mesma que lhes paga o salário ao fim do mês... e poderá não haver no futuro dinheiro para uma das duas coisas (ou, no cenário mais pessimista, para nenhuma delas!).

Uma condução defensiva, equilibrada, sem arranques bruscos, sem acelerações desmesuradas e sem velocidades vertiginosas faz cada vez mais sentido para os nossos bolsos; como faz também cada vez mais sentido utilizar os automóveis e similares apenas para o indispensável.

Para pensar também: onde vamos nós adquirir o combustível? A quem nos faz mais barato ou a quem faz tudo para o colocar mais caro? Não nos iludamos com promoções, talões, cartões de fidelização e o diabo a quatro! Façam as contas e utilizem o combustível que for mais barato! Só assim poderemos lutar contra o cartel vigente entre as principais petrolíferas que, curiosamente, continuam a ter lucros astronómicos... adivinhem à custa de quem.

Um pouco de inteligência nestes tempos difíceis vinha mesmo a calhar para certas pessoas, não acham?

segunda-feira, abril 28, 2008

Massamá (parte II)

Existe um texto interessantíssimo publicado por Miguel Esteves Cardoso no seu livro "Explicações de Português", onde ele dá a sua opinião sobre alguns nomes de terras portuguesas.

Aqui fica uma compilação desses nomes:

Carnaxide, Carnide, Moscavide, Cova da Piedade, Fogueteiro, Cruz de Pau, Finca Joelhos, Deixa o Resto, Damaia, Reboleira, Margalha, Fonte da Rata, Herdade da Chouriça, Vergão Fundeiro, Vergadela, Fonte do Bebe e Vai-te, Filha Boa, A-do-Cavalo, A dos Caos, A do Barbas, A de Loucos, Cabrão, Formal, Imaginário, Invenções, Diferença, Memória, Verba, Própria, Verdade, Isqueiro, Cunhal, Alvaiázere, Mariola de Cima, Monte das Picadurinhas, Monte da Má Coisa, Helenos ou Raso, Má Vontade, Ribeira Tem-te Não Cais, Sujeira, Infesta, Infestinos, Pretarouca, Ferido de Água, Vale de Pegas, Venda das Raparigas, Venda da Gaiata, Venda dos Pretos, Fofim de Além, Fofim de Aquém, Fonte do Judeu Morto, Farto, Marmelar, Gostei, Fome Aguda, Carne Assada, Corte Pão e Água, Poriço, Bombom do Bogadouro, Alçaperna, Pantanal do Samouco.

Digam lá se o povo português tem ou não imaginação!?

quarta-feira, abril 23, 2008

The Caribbean Disco Show

Longe vai o tempo em que as Selecções do Reader's Digest disponibilizaram um conjunto de cassettes onde vinha, entre outras, esta preciosidade(?). Quando era criança, fartei-me de cantar esta música, no melhor inglês que sabia...

"Té, missété, missété, missété, missété, missété-é-ô-ô".

Quem canta? Lobo. Quando? 1981.



Day-o, day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

Work all night on the drink a rum
Daylight come and me wanna go home
Stack banana 'till the morning comes
Daylight come and me wanna go home

Come Mr. Tally man tally me banana
Daylight come and me wanna go home
Come Mr. Tally man tally me banana
Daylight come and me wanna go home

This is my island in the sun
Where my people have toiled since time begun
I may sail on many seas
But yours will always be home to me

Oh, island in the sun
Will to me by my fathers hand
All my days I will sing the praise
Of the forest waters your shining sand

Day, me say day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

Coconut woman is calling out
And everyday you can hear her shout
Coconut woman is calling out
And everyday you can hear her shout

Get your Coconut water (Coconut)
Man is good for your daughter (Coconut)
Coco got a lot of iron (Coconut)
Make you strong like a lion (Coconut)

Down the way where the nights are gay
And the sun shines daily on the mountain top
I took a trip on a sailing ship
And when I reached Jamaica I made a stop

But I'm sad to say I'm on my way
Won't be back for many-a day
My heart is down, my head is turning around
I had to leave a little girl in Kingston town

Day, me say day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

Judy drowned
Judy drowned
Why-o Judy drowned

Judy drowned, Judy drowned
Why-o Judy drowned

Angelina, Angelina
Please bring down your concertina
And play a welcome for me
'Cause I'll be coming home from sea

I say Angelina, Angelina
Please bring down your concertina
And play a welcome for me
'Cause I'll be coming home from sea

Day, me say day-o
Here are songs everybody knows
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
The Caribbean disco show

quinta-feira, abril 17, 2008

Massamá

Hoje tive um pensamento daqueles que surgem ao calhas: "O Ricardo Araújo Pereira gosta bastante de utilizar nomes de terras do norte nas suas piadas: Mafamude, Avintes, Canidelo, Gulpilhares, Grijó, Arcozelo, Canelas, Valadares, Fiães, Ermesinde, etc.". Isto, supostamente, porque são nomes engraçados.

Também há nomes engraçados no sul, pensei eu para comigo. O primeiro que me ocorreu foi Massamá. Vai daí, inventei uma piada daquelas secas para acompanhar o nome desta terra:

"Qual é a terra onde nenhum pasteleiro ou padeiro querem trabalhar? Massamá"! Eu avisei que era seca!

P.S. - Também há outros nomes engraçados de terras do sul: Samouco, Cova da Piedade, Coina, Sarilhos (Grandes e Pequenos), Juromenha, Ciborro, Corte do Pinto, Estói, Cachopo, Espitem, Alegrete, Urra, etc.

sexta-feira, abril 11, 2008

XXXIV

Hoje faço XXXIV anos... escrito assim, obriga a pensar mais um pouco e acaba por ter um efeito minimizador da velhice... ou talvez não, já que se associa a numeração romana a monumentos, séculos, etc. Enfim... já que está, assim fica.

Como não acredito em astrologia, andei a pesquisar outra banha da cobra acabada em "logia" para conhecer-me melhor... fiz umas pesquisas na net e esbarrei na NUMEROLOGIA, que apontou alguns números que supostamente têm a ver comigo. Deixo-vos aqui algumas conclusões... será que têm a ver comigo?

Número 9: Perseverança - Você possui a tolerância e perseverança para compreender as pessoas e situações. Suas realizações estarão ligadas à capacidade de não desistir frente aos obstáculos e encontrar soluções criativas e originais para os problemas. É independente e leal, sempre pronto a lutar pelo que acredita e ajudar os que precisam. Bastante talentoso, deve aprender a aceitar o modo de vida e opiniões das outras pessoas, sem exigir a perfeição dos que o cercam. Cuidado para não se tornar egoísta, avarento, e se fechar ao mundo por conta de timidez e falta de confiança em si mesmo/a.

Número 4: Exprime carácter trabalhador e metódico, regular, eficiente, encontrando realização numa actividade permanente e numa carreira progressiva.

Número 11: É número forte, indicando ambição pessoal particular, uma determinação travessa e grande inspiração artística. O 11, tal como o 22, é um número fundamental. Se você nasceu neste dia terá grandes ideais e aspirações. Sua grande dificuldade é que você, muitas vezes, deixa a razão sobrepor-se à intuição. Esta atitude não o levará a coisas boas, já que você tem qualidades mediúnicas, é sensível e deve seguir a sua intuição. Sendo o 11 um número principal, você estará sempre sob alta vibração e precisará saber manter o equilíbrio mesmo com os nervos à flor da pele. Para sua saúde e felicidade são indispensáveis o controle e o meio termo. Apesar da sua inteligência ser acima da média, você deve seguir as suas intuições, pois elas permitirão que seu grande potencial se manifeste de modo incomum.

Signo: Carneiro
Planeta regente: Marte
Elemento: Fogo
Número de Ambição: 4
Número de Personalidade: 5
Número de Expressão: 9
Número de Destino: 9

Segundo o seu dia de nascimento (11 de Abril)...
Se você nasceu neste dia terá grandes ideais e aspirações. Sua grande dificuldade é que você muitas vezes deixa a razão sobrepor-se a intuição. Esta atitude não te levará a coisas boas, já que você tem qualidades mediúnicas, é sensitivo e deve seguir sua intuição. Você estará sempre sob alta vibração e precisará saber manter o equilíbrio mesmo com os nervos a flor da pele. Para sua saúde e felicidade são indispensáveis o controle e o meio termo. Apesar de sua inteligência acima da média, você deve seguir suas intuições, pois elas permitirão que seu grande potencial aflore de modo incomum.

A sua ambição é...
Dar grande importância aos detalhes, gostar de mudanças. Somente quando te avisam com antecedência.

Você é...
Com grande capacidade criadora, autoconfiante e com uma inteligência acima da média e com grande rapidez de raciocínio.

Segundo o seu número de Expressão...
Se ficar sem dinheiro, isto faz perder a sua autoconfiança, pois precisa de dinheiro para realizar seus planos e revelar sua verdadeira personalidade. Precisa de um companheiro tão generoso e afectivo quanto você. Deverá ter a firmeza e a coragem necessária para afastar fracassos.

Segundo o seu número de Destino ...
Seja uma pessoa amorosa e prestativa. Para ser feliz e bem sucedido, você terá de cultivar uma atitude aberta em relação a vida. Terá de esquecer pequenas coisas insignificantes que, frequentemente, incomodam outras pessoas, não permitindo que elas te influenciem, pois seu caminho exigira compaixão, compreensão e uma grande vontade de servir. Você poderá tornar o seu objetivo tão amplo quanto possível, associando-se a entidades humanitárias. Os movimentos nacionais e internacionais são regidos, muitas vezes por destinos semelhantes aos seus. Você julgará que frequentemente sua presença é solicitada em excesso para reordenar as coisas que estão fora do rumo; todavia, este é seu verdadeiro papel, isto é, manter uma visão ampla e grande interesse pelas coisas do mundo. O sucesso e a felicidade estarão ao seu alcance se você for capaz de vencer os preconceitos e tratar os demais exatamente como gostaria de ser tratado. Seu destino, não só lhe dará dinheiro, mas também sabedoria para administrá-lo, já que você é alguém privilegiado pelos deuses, desde que viva de acordo com seus ideais.

Como diria o saudoso Fernando Pessa:

"E esta, ein"?

terça-feira, abril 08, 2008

O Jogo da Ministra

É sabido que os professores têm de enfrentar inúmeros problemas na sua vida profissional: salários baixos, alunos mal-educados, fracas condições para leccionarem, estarem deslocados da sua residência e ainda terem de aturar as leis absurdas do Ministério da Educação.

Uma forma de aliviarem o stress de mais um dia de trabalho, será jogarem este simpático joguinho e, desta forma, retaliarem contra o último ponto do parágrafo acima.

O meu record actual: 4314. Bons jogos!

terça-feira, março 18, 2008

Astrologia

Nos dias que correm, ainda muita gente acredita na astrologia e alguns há que fazem a sua vida em função do que lêem nos horóscopos. Traçam até perfis de compatibilidade entre si e as potenciais conquistas. Não vos (este "vos" é para quem acredita em astrologia) quero decepcionar... mas... gostaria que prestassem atenção a dois videos. O primeiro, explica o princípio errado, ou melhor, desactualizado em que se baseia a astrologia. O segundo, tenta explicar os motivos que levam as pessoas a acreditar na astrologia e as restrições físicas inerentes à alegada influência das constelações e planetas na altura do nosso nascimento. Quem são as pessoas que apresentam os videos? O primeiro é Bill Nye. Um engenheiro mecânico formado na Universidade de Cornell. O segundo é o bem conhecido Carl Sagan, formado na Universidade de Chicago em astronomia e astrofísica, tendo leccionado mais tarde, curiosamente, na Universidade de Cornell.



sexta-feira, março 07, 2008

Todos a Lisboa!

Está indeciso? Não fique!
O tempo vai estar bom, vai poder confraternizar, vai poder viver o dia da mulher de forma diferente, vai poder lutar contra a incompetência das leis que se fazem nos gabinetes, vai poder lutar contra a teimosia, casmurrice e autismo, vai poder dizer não a leis feitas em cima do joelho, vai poder opôr-se aos entraves das progressões na carreira e vai poder mostrar que os PROFESSORES, quando querem, são unidos e lutam pelos seus direitos primários até às últimas consequências.
Só há uma opção: RUMAR A LISBOA! Fazer do dia 8 de Março um dia memorável para a democracia portuguesa. O dia em que se poderá provar ao governo que uma maioria absoluta não dá o direito de fechar os ouvidos ao povo durante 4 anos.
Uma reforma nas escolas não se faz dentro de um gabinete ministerial, com leis feitas à pressa e impostas às escolas sem que hajam as condições mínimas para as implementar. As reformas fazem-se com tempo, com estudos, com implementações-piloto que permitam corrigir as eventuais falhas antes de se passar à generalidade das escolas.
E dou aqui outra ideia. Quem não puder ir a Lisboa, reúna-se a outros professores e rumem à Câmara Municipal que estiver mais perto! Que a marcha da indignação em Lisboa se faça sentir, também em outros focos por todo o país. Seria bonito ver a praça da Liberdade no Porto servir de palco a outra marcha tão grande ou maior que a de Lisboa!
Lutem pelos vossos direitos! A razão está do vosso lado!
Tenho dito.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Estatísticas

Gosto de estatísticas. Principalmente depois de ter feito a disciplina homónima, quando não acreditava que isso fosse possível, há já algum tempo.
Agora, de quando em vez, este blog irá apresentar uma pergunta simples, à qual peço que os meus leitores respondam. A primeira que escolhi, pela actualidade, é: "Concorda com as políticas da Ministra da Educação"? Procurem esta secção na coluna do lado. Obrigado, desde já, pela vossa participação nesta e noutras estatísticas "à la carte".

Prioridades...

O desemprego em Portugal atingiu uma das maiores taxas de sempre.
Existe descontentamento na carreira docente com as recentes leis do governo.
O preço do pão pode vir a subir cerca de 50% nos próximos tempos.
Os bancos têm lucros milionários mas admitem subidas nas taxas de juro.
Belmiro de Azevedo critica o governo por abusar dos impostos e, com isso, asfixiar a economia.
As scuts vão passar a ter portagens a partir do verão.

Luís Filipe Menezes diz que, se for Primeiro Ministro, acabará com a Publicidade na RTP.

Não há nada como prioridades, realmente.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

10 000

É com surpresa e com uma pontinha de orgulho também que vejo o meu blogue atingir as 10 000 visitas. O mapa do mundo também indica que a internacionalização só não chegou em força à África e à Ásia... possivelmente por questões de linguagem, uma vez que esses deverão ser destinos pouco comuns para a diáspora portuguesa.

Deixo aqui uma constatação curiosa. A maior parte dos meus visitantes chega por causa da minha crítica ao filme: "A Guerra do Fogo". Outra grande parte dos visitantes chega descontente com a placa de banda larga da TMN, distribuída no âmbito do programa e.escola. A "telenovela" pode ser relida em: "Programa e.escola da TMN (quase uma telenovela) - Parte I", "Programa e.escola da TMN (quase uma telenovela) - Parte II", "Programa e.escola da TMN (quase uma telenovela) - Parte III", "Programa e.escola da TMN (quase uma telenovela) - Parte IV" e "Programa e.escola da TMN (quase uma telenovela) - Epílogo"

Bem hajam todos vocês. Prometo continuar a escrever sobre alguns assuntos minimamente interessantes.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Feel Like Goin' Home

Hoje deparei-me no YouTube com um dueto improvável entre Mark Knopfler e Tom Jones. E o resultado? Simplesmente fantástico! A potente voz de Tom Jones acompanhada pela guitarra encantada de Mark Knopfler só pode ser descrita por sons e não por palavras. Confirmem vocês próprios!



Lord I feel like going home
I tried and I failed
and I'm tired and weary
Everything I ever done was wrong
And I feel like going home

Lord I tried to see it through
But it was too much for me
And now I'm coming home to you
And I feel like going home

Cloudy skies are rolling in
And not a friend around to help me
From all the places I have been
And I feel like going home

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Gipsy Kings - Discografia Parte I

Neste post vou tentar fazer uma crítica à discografia dos Gipsy Kings. E por que é que são chamados Gipsy Kings? "Gipsy" porque obviamente são todos de etnia cigana e cantam/tocam música cigana. "Kings" é um bom trocadilho com o apelido de família de um dos grupos de irmãos: Reyes, que, em castelhano significa "Reis".

Gipsy Kings (1988)

O primeiro álbum dos Gipsy Kings. E que primeiro álbum! Está cheio de sucessos que praticamente todos conhecem, como "Bamboleo", "A Mi Manera" e "Djobi Djoba". Nicolas Reyes destaca-se como vocalista e Tonino Baliardo destaca-se desde já como um excelente guitarrista (por exemplo, em "Duende"). Do ponto de vista instrumental, não fogem muito das raízes ciganas: o uso de instrumentos electrónicos é comedido na maior parte das músicas, mas evidente em "Bem, Bem, Maria".

Vou aproveitar este primeiro álbum para falar de Tonino Baliardo. Tonino Baliardo casou-se com a neta de Manitas de Plata. Da família, herdou com toda a certeza o virtuosismo de tocar guitarra de ouvido, já que não lê nem escreve música. Mas, ao contrário de Manitas de Plata, Tonino não é tão "rendilhado" quando toca. Prefere inventar, a meu ver, melodias mais ricas, não recorrendo tanto aos floreados típicos do flamenco. É (juntamente com outro membro dos Gipsy Kings que falarei mais adiante) a alma e a razão do sucesso deste grupo.

  • Bamboleo
  • Tu Quieres Volver
  • Moorea (Instrumental)
  • Bem, Bem, Maria
  • Un Amor
  • Inspiration (Instrumental)
  • A Mi Manera (My Way)
  • Djobi Djoba
  • Faena (Instrumental)
  • Quiero Saber
  • Amor, Amor
  • Duende (Instrumental)

Mosaïque (1989)

Um ano depois, aparece este álbum, de características ligeiramente diferentes a nível de sonoridade. Os volteios electrónicos aparecem mais vezes, nem sempre com o melhor resultado. Mesmo nestas circunstâncias, a guitarra de Tonino salva sempre qualquer música.


De destacar "Passion" e "Trista Pena" no lado mais melancólico; no lado mais alegre, destacam-se "Soy" e "Volare".

  • Caminando Por La Calle
  • Viento Del Arena
  • Mosaïque(Instrumental)
  • Camino
  • Passion (Instrumental)
  • Soy
  • Volare
  • Trista Pena
  • Liberté(Instrumental)
  • Serana
  • Bossamba (Instrumental)
  • Vamos A Bailar (Ao Vivo)

Allegria (1990)

Allegria foi editado em alguns países com a inclusão das músicas de "Luna de Fuego". Colocarei aqui aquelas músicas que não entram no álbum "Luna de Fuego". Este álbum e o seguinte voltam às raízes da música cigana a nível instrumental e de vozes. Possivelmente seriam gravações anteriores ao primeiro álbum oficial, que foram enviadas para o mercado quando este já estava "preparado" para ouvir este tipo de sonoridade... ou talvez não... uma vez que são álbuns relativamente desconhecidos no circuito comercial.

  • Pena Penita
  • Solituda
  • La Dona
  • Allegria
  • Un Amor
  • Papa, No Pega La Mama
  • Sueño
  • Tristessa

Destaco deste disco a música "Allegria".

Luna de Fuego (1990)

Quanto a mim, este é um dos melhores álbuns dos Gipsy Kings. Por vários motivos! O primeiro, é ter como vocalista na maior parte das músicas Canut Reyes e não Nicolas Reyes. Não desfazendo o segundo, aprecio muito mais a voz de Canut. É muito mais "gitana" que a de Nicolas. Ao bom estilo purista, neste álbum só existem guitarras, claps (bater de palmas intercaladas) e um cajón (uma caixa de percussão). As músicas são frenéticas ao ponto de nos apetecer largar tudo e dançar ao ritmo daquele som inebriante. A atmosfera da gravação faz-nos sentir verdadeiramente dentro de uma fiesta gitana.

  • Amor D'Un Dia
  • Luna de Fuego (Instrumental)
  • Calaverada
  • Galaxia (Instrumental)
  • Ruptura
  • Gipsyrock (Instrumental)
  • Viento del Arena
  • Princessa
  • Olvidado (Instrumental)
  • Ciento

Destaco "Luna de Fuego", "Galaxia" e "Olvidado" como autênticos hinos à excelência de tocar guitarra. "Amor D'Un Dia" adapta-se perfeitamente ao perfil de voz de Canut.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

As Origens dos Gipsy Kings

Todos sabem que uma das razões do meu apelido vem do facto de gostar bastante de flamenco, música cigana, etc. Ainda ando a explorar o flamenco puro. Uma espécie de flamenco de fusão com rock e música cigana é personificada pelos Gipsy Kings.

Os Gipsy Kings são uma mistura de dois grupos de irmãos: os Reyes (Nicolas, Canut, Paul, Patchaï e André) e os Baliardo (Tonino, Paco e Diego). As suas raízes estão assentes numa dupla famosa dos meados do século XX que tocava música similar: Jose Reyes e Ricardo Baliardo (Manitas de Plata). Entre os seus admiradores estavam Salvador Dali, Charles Chaplin e John Steinbeck.


Jose Reyes


Manitas de Plata

quarta-feira, janeiro 16, 2008

A Irmandade dos Fumadores

Eis o sinal dos tempos... e como uma lei aparentemente inócua e bem intencionada acaba por ter repercussão noutra vertente.

Não sei se repararam, mas os fumadores começaram a ganhar o hábito de fumar em grupo. Mais do que dantes. Uma espécie de "unidos na adversidade", já que a lei os proíbe de fumarem nos locais habituais. Vai daí, à entrada dos edifícios, aí os vemos, todos juntos, a sorverem uma das doses de nicotina diária.

E cutucam-se mutuamente durante o trabalho: "vamos fumar um cigarro?" - muito semelhante ao síndrome do WC para as mulheres: "vens comigo ao WC?". E lá vão eles para conversar, trocar impressões, pensar em conjunto, fazer brainstorm de ideias, gozar de uns momentos de introspecção acompanhada, ao mesmo tempo que se admiram as núvens de fumo em remoínho e os dotes de alguns em fazerem argolas com esse mesmo fumo.

Falo nisto por quê? Parece-me óbvio que é por causa da inveja que sinto. Eles acabaram por formar uma espécie de irmandade, uma espécie de sociedade paralela que brevemente terá o seu próprio código de conduta, estatutos e ritos iniciáticos. Quase uma sociedade secreta! E isto cheira a aventura (e a tabaco)! Pessoas que dantes nem um olhar trocavam, agora dão-se como verdadeiros amigos. E isto porque agora enfrentam juntos a exclusão que a sociedade, dita normal, lhes impôs.

Sou um fumador frustrado... nunca consegui ficar viciado:


  • Fumei alguns Marlboro, SG e Camel Light - Aqueles que eu tolerava melhor.

  • Fumei alguns Marlboro normais - Eram muito fortes e faziam tudo andar à roda... iuhu!

  • Fumei algumas cigarrilhas - Iáaa... meu! Tásse beeeem, excepto este gosto estranho na boca.

  • Fumei alguns charutos - O gosto estranho na boca mantém-se de um dia para o outro. Verdadeiramente not my type.

  • Fumei alguns cachimbos - Adoro o cheiro disto... mas penso que são os outros que ficam com o melhor de eu fumar cachimbo... o gosto não é assim tão bom.

Como também ouvi dizer que fumar não faz muito bem à saúde e tal, gostava que nós, os não fumadores, pegássemos no melhor da Irmandade dos Fumadores, que é a própria irmandade e fizéssemos os nossos grupinhos de não fumadores para conversar, trocar impressões, pensar em conjunto, fazer brainstorm de ideias e gozar de uns momentos de introspecção acompanhada. Se nos faltar uma desculpa para tal, que sejam cigarros de chocolate, por exemplo!



As opiniões vinculadas através de posts com o label "Teoria da Conspiração" não devem ser levados a sério. Qualquer semelhança com situações, locais ou pessoas reais é mera coincidência. Não existem provas de nada que se escreva no âmbito deste post.

terça-feira, janeiro 08, 2008

Uma Verdade Inconveniente

Comecei a ver anteontem o DVD deste filme, onde a estrela principal é Al Gore, "conhecido antigamente como o próximo Presidente dos Estados Unidos da América". É um filme muito bem feito, onde se aborda a influência da poluição provocada pela humanidade no Planeta Terra. Os conceitos são apresentados com simplicidade num slideshow excelente, durante uma palestra de Al Gore. Os dotes oratórios de Al Gore são óbvios. De vez em quando, temos alguns flashbacks dos momentos cruciais da vida de Al Gore e os motivos que o levaram a despertar a sua consciência para os problemas ambientais.

A minha consciência também estava relativamente desperta em termos ambientais, mas este filme veio com toda a certeza reforçar essa consciência. O que vou dizer a seguir pode parecer um lugar comum, mas é a verdade: nos pequenos actos do nosso dia-a-dia, podemos fazer a diferença.

Ao ver o filme interroguei-me: se Al Gore tivesse ganho as eleições a George Bush, o mundo estaria melhor do que o que está, a nível económico, militar e ambiental? Podemos ter perdido um bom Presidente... mas nunca perdemos um excelente defensor das causas ambientais.

sexta-feira, novembro 23, 2007

Programa e.escola da TMN (quase uma telenovela) - Epílogo

O telefonema da TMN era para me avisar que qualquer anomalia que tivesse com o portátil, teria de o levar à Fujitsu-Siemens para eles resolverem a situação. Voltei a explicar pela enésima vez que o computador estava (e está) a funcionar perfeitamente. O problema era mesmo da placa... e que me vi forçado a passear por duas lojas da TMN e pelo atendimento telefónico sem que ninguém conseguisse resolver cabalmente o problema... que só ao fim de três placas é que me calhou uma que funcionasse... que tive de ser eu a pô-la a funcionar. Disse-me a menina: "Lamentamos esta situação". Respondi: "Pode crer que eu também lamento". Agora que escrevo isto, lembro-me daquela frase dos Gatos Fedorentos que surte um efeito negativo quando dita num velório, mas que aqui resulta às mil maravilhas: "Tudo isto é extremamente lamentável".

sexta-feira, novembro 16, 2007

Programa e.escola da TMN (quase uma telenovela) - Parte IV

Ao ir de carro para casa, uma ideia não me saía da cabeça: "a placa conseguiu funcionar na loja... deve ser uma questão de tentar fazer um hard reset à placa e seguir muito bem os passos de instalação".

Dito e feito. Eis como procedi:
  • Retirei a bateria da placa e esperei 5 segundos (chamem-me picuínhas... mas é uma forma de ter a certeza que já não existe o mínimo de electricidade nos circuitos);
  • Liguei a placa a uma das portas USB e esperei. A diferença relativamente às placas defeituosas foi óbvia. O computador reconheceu um drive externo e instalou o software que vem na memória da placa. Se isso não acontecer consigo, procure uma nova drive no computador e clique em "autorun.exe".
  • O software instalou devidamente. Depois, apareceu uma janela que dizia para retirar quaisquer discos ligados ao computador e premir o botão que finaliza a instalação.
  • Retirei a placa do computador e premi o botão para finalizar a instalação.
  • O computador fez reboot.
  • Ao iniciar, voltei a colocar a placa na mesma porta USB e tive de cancelar uma nova execução do programa de instalação do software da placa.
  • Ainda tive de cancelar um programa de desinstalação do software da placa.
  • Cliquei no ícone com o símbolo da TMN que, durante a instalação apareceu no desktop e abriu-se o software que permite o acesso à Internet.
  • Esperei que no interface do software fosse indicado "P TMN" e "UMTS".
  • Cliquei no ícone que permite o acesso à Internet e premi o botão "Ligar Agora".
  • Finalmente a ligação estabeleceu-se.
  • O Vista perguntou-me se estava em casa, num local público ou no trabalho.
  • Escolhi a opção casa e a partir daí fiquei com acesso à Internet.

Se a vossa placa não se comportar da forma que descrevi e se tiverem testado com sucesso as portas USB do vosso computador com outros dispositivos (ratos, teclados, discos externos, impressoras, máquinas fotográficas, etc.), muito provavelmente o problema é da placa de acesso à banda larga e não do computador. Exijam que vos substituam a placa. Só em último caso é que se poderá admitir uma avaria nas portas USB do computador. Isto é uma opinião pessoal: dou mais credibilidade à Toshiba e à Fujitsu-Siemens do que à ZTE, TZE, EZT ou lá como se chama a placa chinesa; nisso e no facto de nunca me ter deparado com uma porta USB que funcionasse mal. Mas isto, como digo, é uma opinião pessoal.

Hoje a TMN já tentou contactar-me, penso eu, em virtude da minha sugestão/reclamação na loja. Vou dar-lhes conhecimento dos últimos desenvolvimentos e esperar que outros utilizadores não tenham que penar como eu penei.

Do ponto de vista económico, a venda de um pequeno número de placas chinesas de um determinado lote é capaz de compensar o rácio de placas defeituosas desse lote e os aborrecimentos que as pessoas que estão a dar a cara nas lojas TMN e os clientes têm.

Numa sociedade competitiva e globalizante, às vezes compensa espremer os custos e vender material de fraca qualidade... os lucros, mesmo assim, podem compensar. Mas, compensará a imagem com que o cliente fica das marcas? Neste caso, da TMN e da ZTE?

Quem for curioso, vá ao Site Meter ver no menu "Referrals" quais os assuntos que as pessoas pesquisaram e que os levou às minhas páginas: ZTE, Drivers, Vista, TMN, problemas... imagino a quantidade de pessoas que estará a passar pelo mesmo. Imagino também que este pacote e.Escola da TMN foi planeado em cima do joelho... ou talvez não... já que os clientes são forçados, ao aderirem ao programa, a ter aquela placa e a fidelizarem-se por um período de 36 meses.

Cala-te e come.

Shallow

Tell me somethin', girl Are you happy in this modern world? Or do you need more? Is there somethin' else you're searchin...